ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Caixa-preta de trem descarrilado em Nova Jérsei é encontrada

Composição descarrilou e atingiu uma estação em Hoboken, na quinta. Brasileira morreu e mais de 100 pessoas ficaram feridas no acidente.

Data: Sexta-feira, 30/09/2016 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo

 

 

 
Família está tentando trazer o corpo de Fabíola de volta ao Brasil após acidente (Foto: Reprodução / LinkedIn)
Família tenta trazer o corpo de Fabíola de volta ao
Brasil após acidente (Foto: Reprodução / LinkedIn)
 

Investigadores encontraram a caixa-preta com os dados do trem de passageiros que descarrilou e atingiu uma estação em Hoboken, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos, disse um porta-voz de área de segurança nos transportes dos Estados Unidos nesta sexta-feira (30).



A brasileira Fabíola Bittar de Kroon, de 34 anos, morreu após ser atingida por destroços e mais de 100 pessoas ficaram feridas. O gravador de dados foi retirado na noite de quinta-feira (29) da locomotiva na traseira do trem da empresa NJ Transit, segundo a Reuters.

 

A composição atingiu a estrutura da plataforma durante o horário de pico da manhã, informou o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês).

 

Os investigadores não conseguiram chegar até o outro gravador na dianteira do trem por causa dos escombros, disse.

 

O gravador registra dados que incluem a velocidade do trem, a posição do acelerador e o uso de freios, ainda de acordo com a Reuters.

 

As causas do acidente não estão claras, mas a agência France Presse afirmou que a composição não conseguiu parar ao entrar na estação e se chocou contra a plataforma. O governador Chris Christie disse que o que se sabe é que o trem chegou à estação numa velocidade alta e que os investigadores ainda trabalham para saber o motivo.



A vice-presidente do NTSB, Bell Dinh-Zarr, disse em uma coletiva de imprensa que a investigação deve levar de 7 a 10 dias, segundo a Reuters.



O trem #1614, que partiu de Spring Valley, em Nova York, terminava sua viagem de uma hora rumo ao sul quando se chocou com o terminal. A colisão derrubou colunas de apoio. Testemunhas descreveram um cenário de terror e caos.

 

Equipes de emergência foram chamadas após trem descarrilar e bater na estação Hoboken, em Nova Jérsei (Foto: Julio Cortez/AP)
Equipes de emergência foram chamadas após trem descarrilar e bater na estação Hoboken, em Nova Jérsei (Foto: Julio Cortez/AP)

 

O serviço da NJ Transit foi suspenso para partidas e chegadas no terminal de Hoboken, um dos polos de transporte mais movimentados na área de Nova York, nesta sexta.



A advogada Fabíola Bittar de Kroon, natural de Santos, morreu ao ser atingida por destroços do acidente, disse o prefeito da cidade, Dawn Zimmer. A família dela irá para os Estados Unidos para agilizar a liberação do corpo, que será trazido para o Brasil. "Estamos em estado de choque", disse a mãe de Fabíola, Sueli Bittar.