ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretária do MEC fala sobre mudanças no ensino médio no Brasil

Educação Física vai ser obrigatória em apenas metade do ciclo. Na outra, o estudante só vai fazer se estiver dentro da especialização

Data: Terça-feira, 27/09/2016 00:00
Fonte: G1.globo.com/jornal-hoje/ Letícia Oliveira Brasília
 
A discussão envolvendo as mudanças no ensino médio ganhou mais um componente. Em entrevista ao Jornal Hoje, a secretária do Ministério da Educação confirmou que a Educação Física vai ser obrigatória em metade do ciclo, ou seja, nos três primeiros semestres.
 

Nesta terça-feira (27), o Ministério da Educação explicou que no novo ensino médio, a Educação Física só vai ser obrigatória na primeira metade do curso. Na outra, o estudante só vai fazer se a disciplina estiver dentro da especialização que ele escolher.

 

O Ministério da Educação diz que no primeiro um ano e meio de curso, os conteúdos básicos vão continuar os mesmos. Educação Física está dentro de Linguagens, junto com Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, no caso o inglês e arte. Biologia, Física e Química dentro de Ciências da Natureza e História, Geografia, Filosofia e Sociologia dentro de Ciências Humanas e Matemática.

 

Na segunda metade do ensino médio, o estudante vai escolher uma dessas áreas para se especializar ou optar pelo Ensino Técnico profissionalizante.

 

O texto publicado pelo governo na semana passada traz, apenas, Língua Portuguesa, Matemática e Inglês como obrigatórios no novo Ensino Médio.

 

Os conteúdos obrigatórios que não foram citados na medida provisória estarão na base curricular comum, que já estava prevista na lei de diretrizes e bases da Educação, mas só agora, vinte anos depois, vai sair do papel.

 

A previsão é de que essa nova base de conteúdos para a elaboração dos currículos esteja pronta no primeiro semestre do ano que vem. Depois disso, as escolas ainda terão dois anos para implementar as mudanças.

 

Antes de definir, o MEC vai ouvir as sugestões dos professores, especialistas e gestores em educação a partir do mês que vem.