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NOTÍCIA

Alunos de Aripuanã escrevem Carta Aberta com foco na melhoria da educação

Atividade integra terceira etapa do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizado pela Votorantim Metais

Data: Quinta-feira, 15/09/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS com Assessoria

 

 

Estudantes de escolas públicas de Aripuanã-MT produziram uma Carta Aberta sobre a educação, relatando como devem ser as escolas e o modelo de ensino que desejam construir junto à comunidade. A iniciativa faz parte do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), idealizado pela Votorantim Metais. O encontro foi realizado na terça-feira (13), no Centro de Educação Dardanelos. Participaram 14 estudantes, com idades entre 9 e 17 anos.

 

As ações incentivam o envolvimento de crianças e adolescentes no processo para que possam dar sua contribuição e serem os protagonistas de uma melhoria permanente da educação pública. O documento tem por objetivo sugerir iniciativas que possam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

 

Para o aluno João Victor da Cunha, de 10 anos, a educação de qualidade necessita de mais espaços que ofereçam a prática de esporte e lazer nas escolas, com locais adequados e com boas condições de infraestrutura. Outra observação do jovem estudante é um sistema educacional igualitário no qual não houvesse racismo nas salas de aula. “Temos que respeitar as pessoas e eu vejo que o racismo é uma coisa que machuca as outras pessoas”, avaliou.

 

Já a adolescente Esthêfany Santos da Silva, de 14 anos, defende um sistema de ensino mais moderno e com temáticas atuais. Sendo assim, ela destaca a criação de pontos de leitura em diversos espaços públicos. “Hoje em dia a leitura é um costume que as pessoas estão perdendo para os celulares, os computadores. A minha reivindicação é que a leitura fosse estendida não só aos estudantes, mas a todas as pessoas”, disse ela.

 

Dentre os questionamentos levantados pelos estudantes, há pedidos como aulas mais lúdicas e dinâmicas; maior acesso às artes e cultura; construção de quadras esportivas; capacitação dos professores; uso de novas tecnologias em sala de aula; extensão do ensino, com aulas de campo; assim como questões sociais em respeito à diversidade racial, de gênero, e até mesmo à disparidade econômica.

 

A formadora do PVE, Juliana Piauí, explicou que a carta nada mais é do que um instrumento político-social, na qual estão intrínsecos os anseios dos estudantes. “É um momento bastante significativo para essas crianças e adolescentes, que puderam expor as principais mazelas presentes em suas comunidades. É preciso dar voz às crianças para que possam participar da melhoria contínua da educação. A carta serve para abrir esse diálogo com a sociedade”, afirmou.

 

A atividade integra a terceira etapa do PVE, que traz no texto as expectativas que foram identificadas nos ciclos anteriores. Nos ciclos 1 e 2 do Programa, os estudantes participaram de atividades lúdicas, como a construção de bandeiras com o tema "Qual é a escola que você quer" e, diante disso, iniciaram a construção dos projetos para o concurso Desafio Criativos da Escola, por meio do qual devem propor ações para melhorar a realidade da educação no município.

 

Como parte das atividades do PVE, o Desafio Criativos na Escola vai reconhecer e premiar projetos protagonizados por crianças e adolescentes que, apoiados por seus educadores, transformam suas escolas e comunidades. As inscrições podem ser realizadas no site www.criativosdaescola.com.br até o dia 15 de outubro de 2016. A premiação do concurso ocorrerá no mês de novembro.

 

A carta será entregue aos novos gestores eleitos (prefeitos e vereadores), diretores escolares, pedagogos, secretário de Educação do município e do estado, e demais lideranças da cidade. O documento também será revisto em outras reuniões de mobilização do PVE, além de ser lida para o público em geral no evento de encerramento da atual etapa do programa, promovido no fim do ano.

 

 PVE

 

O Programa Parceria Votorantim pela Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim com as Empresas Votorantim. O intuito é contribuir com a educação pública municipal incentivando e apoiando a gestão escolar e a mobilização social da comunidade. As atividades do programa ao longo do ano visam propor reflexões sobre a educação na cidade, sobretudo quanto ao que já tem sido feito e o que ainda é possível melhorar.

 

O programa atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores da Secretaria Municipal de Educação, as equipes escolares, a comunidade, as Empresas Votorantim, e entidades como Comunidade Educativa (CEDAC), Instituto Alana e Fundação Lemman.