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Amazonas é destaque no cumprimento de metas do Ideb

Data: Sexta-feira, 09/09/2016 00:00
Fonte: Agência Brasil/ Danyele Soares
 

O estado do Amapá está entre as três unidades da federação que não cumpriram a meta de qualidade da educação nos ensinos fundamental e médio. O resultado faz parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nessa quinta-feira (8), pelo Ministério da Educação.


A meta era de 4,6 para os anos iniciais do ensino fundamental – do 1º ao 5º ano -, mas o alcançado foi 4,5. Em relação aos anos finais da educação fundamental – do 6º ao 9º – o valor esperado era de 4,8, mas o atingido foi de 3,7. No ensino médio, a projeção era de 3,8, mas o estado alcançou 3,3.


Além do Amapá, também não atingiram o resultado esperado o Distrito Federal e o Rio de Janeiro.


Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, é preciso haver maior integração entre os governos federal, estaduais e municipais para melhorar o ensino. Além disso, ele afirma que uma das causas para o baixo desempenho dos adolescentes é a falta de relação entre o que veem na escola e o que vivem fora dela.


Por outro lado, o Amazonas é um dos dois estados que cumpriram as metas de qualidade da educação para os ensinos fundamental e médio. A outra unidade da federação que teve um resultado satisfatório foi Pernambuco.


Para melhorar o desempenho dos últimos anos das escolas, o ministro defendeu a aprovação de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. A proposta pretende reformular o ensino médio, instituindo até a educação em tempo integral.


Caso o projeto não seja aprovado ainda este ano, Mendonça Filho afirmou que vai pedir ao presidente Michel Temer a edição de uma medida provisória que aplique mudanças na educação de nível médio. Segundo o ministro, a intenção é começar a implementar uma reforma já no ano que vem.