ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mato Grosso comemora 263 anos nesta segunda-feira (9)

Data: Segunda-feira, 09/05/2011 00:00
Fonte:

24 Horas News


O Estado de Mato Grosso completa 263 anos nesta segunda-feira(09/05). Para celebrar a data, uma extensa programação vem sendo realizada desde o início do mês de maio, em Cuiabá e alguns municípios arredores.

O autor da Lei nº 8.007, de 26 de novembro de 2003, que cria a data – deputado licenciado João Malheiros (PR), é atualmente secretário de Estado de Cultura (SEC) e defende a expansão das comemorações pela fundação do estado. Em um dos atos de comemoração realizado no dia 1º de maio, no Rio Cuiabá, Malheiros realizou a primeira procissão fluvial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. Pelo menos mil pessoas participaram do evento.

“Temos que resgatar a história e reforçar a cidadania dos mato-grossenses. A lei é também uma forma de despertar o espírito cívico e solidificar os costumes e tradições que marcam a individualidade de um povo”, declara Malheiros.

A data de aniversário não determina feriado, porém faz parte do calendário oficial do estado, que geralmente realiza eventos comemorativos entre 1º a nove de maio. As ações, em geral acontecem nas sedes dos poderes estaduais e municipais, corporações militares e nos estabelecimentos de ensino público e privado. O autor da lei lembra que quando os órgãos não têm a oportunidade de organizar grandes programações, ao menos hasteiam a bandeira de Mato Grosso e cantam o hino estadual.

“Precisamos ter um momento comemorativo e a data do aniversário é a mais oportuna para fortalecer essa idéia e promover o orgulho de ser mato-grossense”, avalia o parlamentar, ao argumentar que apesar de ter sido criado em 1748, Mato Grosso só passou a ter uma data comemorativa há sete anos.

“A data de aniversário é um dia muito especial na vida de uma pessoa. Foi com muito carinho que criei esta lei para Mato Grosso, estado por qual sou eternamente apaixonado. Amo esta terra”, declarou Malheiros.