ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Explosão em plataforma da SpaceX destrói satélite israelense

SpaceX informou em comunicado que não houve feridos. Satélite de comunicações israelense seria lançado no sábado.

Data: Quinta-feira, 01/09/2016 00:00
Fonte: Da REUTERS
 
 
 
 
Explosões foram registradas nesta quinta-feira (1) no local de lançamento da SpaceX em Cabo Canaveral (Foto: Marcia Dunn/AP)
Explosões foram registradas nesta quinta-feira (1) no local de lançamento da SpaceX em Cabo Canaveral (Foto: Marcia Dunn/AP)
 

Uma explosão destruiu um foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, nesta quinta-feira (1), durante teste de lançamento de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida, fazendo tremer prédios a quilômetros de distância e gerando uma grande nuvem de fumaça preta.

 

A SpaceX informou em comunicado que não houve feridos, mas que uma "anomalia" durante o teste estático resultou na perda do foguete e do satélite de comunicações israelense que seria levado para o espaço no fim de semana.

 

Um porta-voz da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral disse que houve uma explosão "significativa" pouco depois das 9h (horário local) no Complexo de Lançamento 40, que é alugado pela SpaceX.

 

"Nossas equipes de gerenciamento de emergências estão respondendo agora", disse o porta-voz, Bryan Purtell.

 

A explosão destruiu a plataforma durante um teste de lançamento do foguete Falcon 9 antes do lançamento do satélite de comunicações da Spacecom, que era programado para o início de sábado.

 

Pessoas em prédios a quilômetros da instalação escreveram nas redes sociais que sentiram a explosão, e imagens ao vivo da TV mostraram uma grande nuvem de fumaça preta no local.

 

Autoridades locais disseram que moradores da região não estão em risco.