ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeitura de MT decreta situação de emergência após fezes serem encontradas na água

Data: Domingo, 28/08/2016 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO/ Wesley Santiago

Foto: Divulgação

Prefeitura de MT decreta situação de emergência após fezes serem encontradas na água
 
 
A prefeitura de Barão do Melgaço (129 km de Cuiabá) decretou, na última quinta-feira (25), situação de emergência pela contaminação da água pela bactéria Escherichia Colin (grupo de bactérias que habitam normalmente no intestino humano e de alguns animais, e por isso a presença desta bactéria na água ou nos alimentos se deve à contaminação com fezes). Para amenizar os problemas, será realizada no início da próxima semana uma ação imediata de distribuição de água potável para comunidade e a entrega de filtros.

 
Conforme as informações, a Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, realizou levantamento do número de famílias moradoras do município de Barão de Melgaço, atingidas diretamente pela contaminação do sistema de coleta e distribuição de água, realizado pelo Departamento de Água e Esgoto da cidade.

 
A distribuição de água potável será mantida até a chegada de duas Unidades Móveis de Tratamento de Água (Umta), disponibilizada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), prevista para serem instaladas nos próximos dias. Um estudo feito comprovou a contaminação da água pela bactéria.

 
Segundo o secretário Adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Abadio da Cunha, a primeira missão é conseguir atender a população que não tem condições de adquirir água potável. “Vamos focar em levantar o número de pessoas que precisam ser abastecidas, e garantir este abastecimento para consumo até que a Umta fique pronta”. Somado a isso, a Defesa Civil também está produzindo o plano de resposta para auxiliar a homologação e os pedidos de ajuda ao Governo Federal.

 
A Prefeitura Municipal autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a tutela da Comissão de Defesa Civil e da Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil vinculadas ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil

 
Um das soluções encontradas para solucionar o problema de Barão de Melgaço veio da Universidade Federal, que doará o projeto da nova Estação de Tratamento de água ao município, que conta com uma população de pouco mais de sete mil pessoas.

 
Bactéria
 
A Escherichia Coli (E. Coli) é um grupo de bactérias que habitam normalmente no intestino humano e de alguns animais, e por isso a presença desta bactéria na água ou nos alimentos se deve à contaminação com fezes. As bactérias E.Coli presentes no intestino humano não causam problemas de saúde, mas quando outros tipos desta bactéria entram no organismo, elas podem causar doenças como a gastroenterite e infecção urinária, por exemplo.