ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MEC deve autorizar faculdade de medicina em Piracicaba, diz Prefeitura

Ministro da Educação disse autorização pode ser concluída em setembro. Caso se confirme, curso pode começar a funcionar na cidade em 2017.

Data: Domingo, 21/08/2016 00:00
Fonte: Do G1 Piracicaba e Região
 
 
 
 
Médicos credenciados pelo MEC vistoriam a rede pública de saúde de Piracicaba para avaliar a instalação de curso de medicina no município (Foto: Rodrigo Guidi/Secretaria da Saúde)
Em 2014, médicos credenciados pelo MEC vistoriam a rede pública de Piracicaba (Foto: Rodrigo Guidi)
 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, em audiência com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), realizada na quinta-feira (18), disse que a pasta deve concluir até o final de setembro deste ano o processo que permite a abertura de uma faculdade de medicina emPiracicaba (SP) e em outras 38 cidades, segundo a Prefeitura do município.

 

Ainda de acordo com a Prefeitura, se não houver nenhum fato que atrase os tramites burocráticos, a partir de outubro será concluído todo o processo, possibilitando que as faculdades já estruturadas para oferecer o curso de medicina deem início ainda este ano ao processo seletivo de seus alunos para 2017.

 

De acordo com Gabriel Ferrato, prefeito de Piracicaba, a postura do Ministério da Educação (MEC) indica que o ministro está mesmo disposto a superar o impasse e acelerar para que tudo se conclua no menor tempo possível. "Trata-se, portanto, de um passo fundamental para Piracicaba e para os 38 municípios do país que foram selecionados. Ter uma faculdade de medicina é um anseio de Piracicaba, alimentado há muito tempo", disse.

 

Atraso
Publicado em dezembro de 2014 com a seleção das instituições que poderiam ofertar os cursos de medicina em 39 municípios, o edital foi suspenso em outubro de 2015 por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Somente em julho deste ano, o TCU determinou a liberação do edital. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as novas faculdades devem criar 2.290 vagas em todo o país.