ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Indígenas Enawenê Nawe terão esquema de segurança para votar em Juína

Data: Sábado, 20/08/2016 00:00
Fonte: Cleber Batista JNMT

 

 

Indígenas Enawenê Nawe terão esquema de segurança para votar em Juína
Foto: Arquivo JNMT
 

O juiz eleitoral da cidade de Juína, 750 km de Cuiabá, Roger Augusto Bim Donega garantiu na noite desta sexta-feira (19) em Juína que os indígenas Enawenê Nawe que tem direito de voto  terão aparato de segurança com Policiais Federais e homens do Exército Brasileiro.

 

“O incidente que ocorreu no ano passado envolvendo um ou dois desses indígenas na morte de jovens não os tira o direito de serem cidadãos, precisamos entender que o convívio é necessário, quem errou tem de pagar como na sociedade não indígena, mas não se pode generalizar toda uma comunidade por causa da atitude de uns”, observou o juiz.

 

A decisão do juiz eleitoral foi anunciada para representantes de partidos durante reunião com membros da imprensa na cidade.

 

O emprego de tropas federais para garantir o exercício de voto dos indígenas se faz necessário segundo o magistrado para evitar que algum possível ato de agressão aos indivíduos possa ocorrer.

 

Os jovens Genes Moreira dos Santos, 24 e Marciano Cardoso Mendes, 27 foram assassinados nas terras indígenas dos Enawenê Nawe no dia 9 dezembro do ano passado.

 

O crime provocou uma enorme comoção na população juinense e teve repercussão nacional.

 

As famílias dos jovens assassinados ainda esperam por justiça, alguns acusados de envolvimento nas mortes foram identificados, houve prisões, mas segundo os familiares todos estão soltos.