ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Paiol de fábrica de armas e munição explode em Juiz de Fora

Galpão que armazenava munições explodiu no fim da noite de terça-feira na Imbel. Alguns imóveis próximos sofreram danos, mas não há mortos ou feridos

Data: Quarta-feira, 17/08/2016 00:00
Fonte: Em.com

Cristiane Silva

Reprodução internet/WhatsApp
Um paiol de uma fábrica da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, explodiu no fim da noite de terça-feira, assustando moradores dos bairros Araújo e Benfica, que ficam próximos ao local. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, não houve mortos ou feridos. Uma equipe da corporação voltou à fábrica na manhã desta quarta para fazer o rescaldo. 
 

A unidade da Imbel fica na Avenida Juscelino Kubitschek. A explosão aconteceu por volta das 23h30 em um depósito que armazenava munições. A instalação foi completamente destruída.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Exército (responsável pela fábrica) usou um drone para fazer uma varredura no local, verificando a extensão dos danos. Há dois paióis ao lado do primeiro, sendo que apenas um deles teve o telhado danificado. Eles são separados por uma barreira composta por terra, o que possibilitou a preservação deles.


Os bombeiros informaram que um depósito de materiais químicos teve um princípio de incêndio, apagado pelas equipes. Ele abrigava 36 bombonas de ácido sulfúrico, e a maioria delas apresentou vazamento. O material ficou em uma bacia de contenção e a retirada será feita por uma empresa especializada.


Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros, com 12 militares, participaram da ação na Imbel. Os militares finalizaram o combate por volta das 3h, e uma outra equipe foi encaminhada ao local às 6h para fazer o rescaldo, eliminando possíveis riscos.


Susto e prejuízo

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, houve pânico entre os moradores após a explosão, pois as pessoas temiam que o incêndio se espalhasse por outros locais. Os bombeiros receberam uma série de ligações e informaram aos moradores que eles seriam comunicados caso houvesse necessidade de evacuação das casas. No entanto, conforme a corporação, peritos do Exército descartaram a possibilidade após uma vistoria no local. Algumas casas no entorno tiveram danos em janelas e portas, com quebra de vidros. A Defesa Civil da cidade foi chamada.
 
 
A dona de casa Celi Eveling disse que foi possível perceber a explosão no Bairro Ponte Preta, onde mora. Segundo ela, a região é distante do Araújo, onde fica a unidade. Ela e marido estavam acordados quando a explosão ocorreu. “A gente mora perto do distrito e tem muitas fábricas. Pensei que era até uma fábrica daqui que tinha explodido. Logo depois a gente viu pelas redes sociais que foi na Imbel, que é bem longe”, explica.


Segundo ela, houve muita confusão com mensagens se espalhando pela internet, dizendo para as pessoas ficarem alertas e saírem de suas casas, mas não houve nada grave. “Foi só mesmo as janelas tremendo e telhados. Até de quem mora nos apartamentos percebeu. Parecia uma descarga elétrica muito alta, como um relâmpago”, comenta.


“Deu um barulho muito forte. Os vidros aqui até balançaram, a gente levou um susto enorme. Eu tinha acabado de deitar pra dormir, quando deu a explosão todo munto pulou da cama”, conta a autônoma Marilene Andrade Lopes, que mora com a família no Várzea, perto do Bairro Benfica. Ela disse que nunca viu um incidente deste tipo na região. “O fogo não deu pra ver, mas a explosão foi muito forte. Na hora a gente pensa que o mundo está até se acabando”.


Por meio de nota divulgada nesta manhã pelo Exército Brasileiro, a Imbel confirmou que a explosão não deixou vítimas. O paiol destruído armazenava explosivos e a empresa abriu um inquérito técnico-administrativo para apontar as causas do acidente. Veja o posicionamento da fábrica na íntegra:


“Por volta das 23:00h de 3ª feira, 16 de agosto, ocorreu uma explosão no paiol nº 1 da Fábrica de Juiz de Fora, sem a ocorrência de vítimas. A equipe de controle de danos da fábrica e o Corpo de Bombeiros isolaram a área e realizaram o rescaldo do incêndio gerado pela explosão.


A instalação localizada em área afastada de locais de circulação de pessoas e da área urbana destina-se ao armazenamento de explosivos, cujas condições de temperatura e umidade são permanentemente controladas. A despeito da intensidade da explosão, o projeto de construção do paiol, em conformidade com as normas técnicas vigentes, fez com que ela se desse de forma verticalizada e que a onda de choque resultante fosse contida pela existência de uma barreira de terra circundante. Foi determinada a abertura de inquérito técnico-administrativo interno a fim de apontar as causas do acidente.


A IMBEL está tomando as medidas necessárias ao restabelecimento da normalidade e tranquiliza a população Juiz – Forana, assegurando que todos os requisitos de segurança previstos para as atividades de suas unidades de produção são rigorosamente cumpridos.


Por fim a empresa reitera o seu firme compromisso com a segurança dos seus empregados, das comunidades circunvizinhas e do patrimônio sob sua responsabilidade.”