ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cidadãos de Apiacás exercitam princípios de gestão participativa

Data: Terça-feira, 16/08/2016 00:00
Fonte: Por Sucena Shkrada Resk/ICV

 

Carta de prioridades foi fruto de anseios de cidadãos de Apiacás. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICVCarta de prioridades foi fruto de anseios de cidadãos de Apiacás. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

 

Um grupo com cerca de 20 cidadãos se dedicou à elaboração de uma carta de prioridades para o desenvolvimento sustentável do município de Apiacás, Mato Grosso, no dia 13 de agosto. Foi um momento em que levantaram a importância da implementação de infraestrutura viária e saneamento, apoio ao pequeno produtor rural e manutenção de ações socioambientais (reflorestamento, combate a queimadas etc), além de outras agendas. A iniciativa integra o Movimento Municípios Sustentáveis, que é uma ação da sociedade civil, apartidária, com apoio do terceiro setor, que visa em médio prazo, a formação de um Observatório Social da Gestão Pública Municipal. O documento será apresentado aos candidatos a prefeito para que possam se posicionar quanto à adesão às metas e na sequência, o mesmo seja feito pelo eleito, para acompanhamento em seu mandato. Em Nova Bandeirantes, a iniciativa ocorrerá no dia 18 de agosto, e em Cotriguaçu, no dia 20. É aberta à população.

“Moro aqui desde a fundação do município, há três décadas. Agora, por meio deste processo, podemos ter voz ativa na administração da cidade, cobrando os cumprimentos do gestor que não poderá ficar isolado de nossos anseios coletivos”, avalia Lourdes Picoli, que integra o grupo focal formado durante a oficina, que resultou na carta de prioridades.

 

Segundo ela, a administração pública precisa se preocupar com necessidades básicas, como os acessos viários aos municípios. “Para chegar aqui da rodovia principal, são pelo menos 50 km só de terra. Em época de chuva, já chegamos a ficar isolados. No caso de saúde, as ambulâncias precisam seguir à Alta Floresta ou Cuiabá, dependendo do caso, e ficam presas. Com a pavimentação, até os fretes das mercadorias para cá também diminuiriam”, analisa.

 

Osmar José Schlickmann, presidente da Associação Regional de Apicultores da Amazônia Apiacaense, compara a participação cidadã ao incentivo a uma gestão com “pés no chão”, que tem a escuta de quem vive a realidade no dia a dia do município e pode ser um forte apoiador da gestão pública. “Assim evitamos que haja projetos mirabolantes”. Schlickmann cita como exemplo a necessidade do poder público apoiar as cadeias socioprodutivas locais com os pequenos agricultores, por meio da melhoria da assistência técnica.

 

Participantes de oficina trataram de problemas e propostas de soluções na gestão pública municipal. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICVParticipantes de oficina trataram de problemas e propostas de soluções na gestão pública municipal. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

 

O Movimento Municípios Sustentáveis teve início no dia 2 de agosto, com oficina em Paranaíta, seguida de outras em Nova Monte Verde, em Terra Nova do Norte e em Carlinda. A agenda das próximas atividades e as cartas das prioridades, que incluíram objetivos dos planos de metas municipais (construídos com a participação de conselhos municipais, entre outros), podem ser conferidos no hotsite(http://www.movimentomunicipiossustentaveismt.wordpress.com)  da mobilização. A facilitação deste processo está sendo apoiada pelo Instituto Centro de Vida (ICV). Mais quatro municípios já estão confirmados: Peixoto de Azevedo, Nova Bandeirantes, Cotriguaçu e Guarantã do Norte.