ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Jornal da Globo expõe situação de calamidade no pronto-socorro de Cuiabá

Data: Sexta-feira, 06/05/2011 00:00
Fonte:

Globo

Médicos em Mato Grosso, cansados de esperar por ajuda, montaram uma documentação, que entregaram ao Ministério Público, sobre a situação do pronto-socorro de Cuiabá.

A água que volta pela pia - dentro da UTI das crianças - é do esgoto. As mães olham assustadas e com medo que isso possa contaminar todos no local.

E mais: a chuva derrubou parte do forro. Em outra UTI, dos recém-nascidos, o médico também encontrou infiltração.

Numa sala de emergência, se cair uma chuva rápida, a água se mistura com o esgoto e alaga tudo. Pacientes e acompanhantes se refugiam em cima das macas. O banheiro do pronto-socorro municipal de Cuiabá é impossível de se utilizar: tem até baratas.

Os vídeos sustentam a denúncia do Sindicato dos Médicos ao Ministério Público. O documento será apresentado aos promotores amanhã (6). Os médicos vão pedir uma investigação sobre a reforma do pronto-socorro de Cuiabá que começou no ano passado.

“Não adianta nós profissionais da saúde tentarmos salvar vidas, se as condições para o salvamento das pessoas não são adequadas”, fala o presidente do Sindicato dos Médicos, Ednaldo Lemos.

“O Sindicato dos Médicos mostraram algumas ações que realmente aconteceram, não temos o que mentir para a sociedade, mas e o que nós fizemos não foi mostrado. Reformamos o piso térreo, vamos entregar na terça-feira da próxima semana o piso inferior. Estamos trabalhando”, fala o prefeito de Cuiabá (MT), Francisco Galindo.

Enquanto a solução para os problemas do pronto-socorro não vêm, os familiares e doentes tentam fugir do local. A dona de casa Edides Leite luta pela transferência do filho há 16 dias. “Preciso sair daqui, preciso tirar o meu filho daqui”.