ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Resgatado o primeiro corpo de vítimas do voo 447 da Air France

Data: Sexta-feira, 06/05/2011 00:00
Fonte:

24 Horas News


Uma equipe de resgate conseguiu recuperar o primeiro corpo dos destroços do voo 447 da Air France, que caiu no oceano Atlântico em 2009 com 228 pessoas a bordo, anunciou a polícia francesa nesta quinta-feira.

A polícia informou que o corpo, içado à superfície após permanecer quase dois anos a uma profundidade de 3.900 metros, está em estado avançado de putrefação.

Os restos mortais foram analizados a bordo do barco de pesquisa que realiza os trabalhos no local e serão transportados na próxima semana para Paris para uma eventual identificação.

Em abril, a Aeronáutica afirmou que o governo francês iria buscar os corpos, mas que ainda não havia informações sobre a possibilidade do resgate.

A Associação das Famílias das Vítimas do Voo 447 da Air France, porém, disse que durante reunião com o BEA ficou decidido que os corpos não seriam resgatados, o que provocou protestos por parte dos parentes.

As causas do acidente com o Airbus A330 podem ser esclarecidas após a análise das duas caixas-pretas recuperadas domingo (1º) e segunda-feira.

MERGULHO

O primeiro mergulho do robô em busca dos destroços do voo, localizados no começo de abril, foi realizado na manhã do dia 26 e durou mais de 12 horas. O navio francês Ile de Sein está na área do acidente, a mais de mil km da costa brasileira.

De acordo com o BEA, 68 pessoas estão a bordo do navio, incluindo a tripulação. Entre eles estão nove operadores do robô submarino, técnicos da empresa americana Phoenix International, proprietária dos equipamentos, e membros do BEA.

O coronel Luís Cláudio Lupoli, da Força Aérea Brasileira, também está a bordo do navio. Ele é o representante brasileiro na comissão de investigação do acidente.

Até o momento, os motivos da tragédia não foram explicados. Os investigadores franceses determinaram que houve falha nas sondas de velocidade da aeronave, chamadas pitot, mas consideraram que essa avaria não bastaria para explicar o acidente.