ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Produtor rural é preso em flagrante após atear fogo para limpar terreno

Data: Quinta-feira, 21/07/2016 00:00
Fonte: 24 Horas News

 

Essa foi a primeira prisão em flagrante realizada após uma semana de período proibitivo para queimadas em Mato Grosso, iniciado no dia 15 de julho, com previsão de término no dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas

 

Produtor rural é preso em flagrante após atear fogo para limpar terreno

 

 Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (20.07) após atear fogo em uma mata localizada na estrada Ina, próximo ao perímetro urbano do município de Cláudia (a 1.571 km de Cuiabá). Conforme o sargento do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, Sérgio Spinardi, o criminoso tentava eliminar da sua fazenda a vegetação daninha e perdeu o controle do fogo deixando as chamas se espalharam para propriedade vizinha. No total uma área de 500 m² foi queimada. Ninguém ficou ferido.

 

Spinardi informa que ele e outros bombeiros estavam fazendo patrulha nas proximidades da fazenda quando viram uma nuvem se formar no céu. “Ao chegar no local ele confessou que tinha colocado fogo para limpar sua área, mas não conseguiu conter as chamas. As pessoas precisam entender que estamos em um período seco, de muito calor e sem chuva, qualquer faísca de fogo pode se transformar e um grande desastre ambiental”. O produtor foi encaminhado para Polícia Militar do município e liberado após pagar uma fiança no valor de um salário mínimo.

 

Essa foi a primeira prisão em flagrante realizada após uma semana de período proibitivo para queimadas, iniciado no dia 15 de julho, com previsão de término no dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas, conforme Decreto nº 638, publicado no Diário Oficial de Mato Grosso.

 

É importante lembrar que nas áreas rurais, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 1 mil (pastagem e agricultura) a R$ 75 mil por hectare (em área de preservação permanente – APP). Nas áreas urbanas o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro.

 

Denúncias

A população pode denunciar queimadas urbanas no 193 do Corpo de Bombeiros ou nas secretarias de meio ambiente dos municípios. Já os incêndios nas áreas rurais, podem ser denunciados na Sema pelo 0800 65 3838 ou também no Corpo de Bombeiros.