ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Corpo de Bombeiro alerta população sobre os riscos de queimadas urbanas em Aripuanã

Data: Terça-feira, 19/07/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

 

Em razão do alto índice de focos de calor registrado em 2015 em Aripuanã, o Corpo de Bombeiro do Estado de Mato Grosso age de forma preventiva, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e alerta a população aripuanense sobre os riscos de queimadas urbanas durante o período de estiagem.

 

O Subtenente do Corpo de Bombeiro Arilson Soares da Silva pede a conscientização dos moradores sobre os malefícios causados pela fumaça e afirma que a população pode colaborar denunciando os responsáveis. “A fumaça acaba queimando o oxigênio e isso diminui muito a umidade do ar, além do que, quem mais sofre as consequências são as crianças e os idosos”, diz Arilson.

 

Ainda conforme o Subtenente Arilson, a maioria das vezes isso acontece por conta da irresponsabilidade de pessoas que ateiam fogo e de alguns proprietários de terrenos baldios que em vez de providenciar a limpeza do mato, resolvem queimar, provocando transtornos para a população.

 

“Colocar fogo em folhas ou lixo na porta de casa, e em terreno baldio, é crime de poluição previsto na Lei 9605, tem uma pena, a prisão, e tem a multa. Então qualquer pessoa que viu alguém colocando fogo deve comunicar A Secretaria, para que tomamos as medidas cabíveis”, salienta.

 

Vale ressaltar que a cidade de Aripuanã, está recebendo curso de brigada contra incêndios, por isso é importante conscientizar a população para que tome cuidado e não provoque incêndios, pois em Mato Grosso as queimadas urbanas estão proibidas durante o ano todo.

 

“Lembrando que o município tem um código ambiental onde reza a questão da multa para a pessoa que queima lixo no setor urbano, então as denuncias podem ser feitas através do telefone da Central de Brigadista do município (3565-2947/2950), mas tem que denunciar na hora do ocorrido”, ressalta o Subtenente.