ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretário de agricultura busca apoio de Dep. Luizinho para solução junto ao Incra

Data: Quarta-feira, 04/05/2011 00:00
Fonte:

MARINHA SOARES/ Assessoria de Gabinete

Luizinho Magalhães defende união de forças para regularizar assentamento

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Aripuanã, José de Souza, o Zé do PT, esteve no gabinete do deputado Luizinho Magalhães (PP) em busca de apoio para solucionar questões ligadas à regularização e documentação do assentamento Milagrosa, criado em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2007, foi dada a emissão de posse e de lá para cá não foi feito mais nada.

“Precisamos que o deputado Luizinho intervenha junto ao Incra para que possamos regularizar a situação destas famílias, que têm na agricultura familiar a principal fonte de renda. Sugerimos que fizessem uma audiência pública, em Aripuanã, com a presença do Incra e do Ministério Público, pois somos muito cobrados pela população”.

As 400 famílias ficaram impossibilitadas de fazer financiamento e, consequentemente, atender outras necessidades da pequena propriedade. Atualmente, trabalham com a produção de pupunha, café, hortaliça e cupuaçu. Entretanto, sem a documentação necessária, o secretário não tem como incluir o assentamento Milagrosa no projeto de incentivo à produção leiteira.

“Acredito que se resolvermos este problema, nossa produção de leite aumentará muito, pois o assentamento está a apenas 30 quilômetros do centro urbano e outra dificuldade é vender os produtos para a Conab, que atende a merenda escolar e tudo isso atrapalha a vida destes pequenos produtores”.

O deputado ressalta que neste momento é necessário unir forças para buscar a regularização da área. Luizinho Magalhães solicitará ao deputado federal Ságuas Moraes uma audiência com o atual presidente do Incra, Celso Lacerda.

“Reconheço a força que o PT tem para solucionar este tipo de impasse, que fere o direito do cidadão e do trabalhador. Entre as estruturas de assentamento, o Milagrosa, por ter hoje 400 famílias é prioridade nesta luta”, ressalta o deputado.