ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ministro da Justiça vai vistoriar segurança das sedes da Olimpíada

Alexandre de Moraes iniciará viagens nesta terça (19), informou Planalto. Michel Temer almoçou nesta segunda (18) com responsáveis pela segurança.

Data: Segunda-feira, 18/07/2016 00:00
Fonte: Filipe Matoso Do G1, em Brasília

 

Na semana passada, após um caminhão atropelar uma multidão em Nice (França) ematar mais de 80 pessoas, o governo brasileiro anunciou que revisaria as medidas planejadas para garantir a segurança dos atletas e turistas durante os Jogos Olímpicos. O objetivo do Executivo federal é identificar, antes da abertura do evento, “eventuais lacunas”.

 

Nesta segunda-feira, a assessoria de Temer divulgou na internet um vídeo no qual o presidente em exercício voltou a mandar um recado a turistas e atletas sobre a segurança dos Jogos Olímpicos. No dia 8, o peemedebista já havia publicado nas redes sociais um vídeo para tentar “tranquilizar” as pessoas que pretender viajar para os jogos do Rio.

 

No vídeo desta segunda, Temer ressalta a atletas e turistas que a segurança do evento foi “muitíssimo” reforçada.

 

“Você pode vir tranquilo, pode desfrutar das maravilhas da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, das belezas naturais e participar dos jogos, que terão repercussão internacional. Portanto, mais uma vez, venho a você para dizer que já determinei o reforço da segurança dos jogos para dar a você a tranquilidade para a visita que fará ao Brasil e ao Rio de Janeiro”, diz o presidente em exercício em trecho da gravação.

 

Reforço na segurança
Na última semana, ao informar que o governo iria “revisar” as medidas de segurança adotadas para os Jogos Olímpicos, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional disse que o Planalto pretendia anunciar as ações de reforço entre terça (19) e quarta-feira (20).

 

Etchegoyen destacou que, entre as ações cogitadas para reforçar a segurança estão instalação de mais postos de controle, mais barreiras e mais restrições no trânsito das cidades-sede.

 

Na avaliação do ministro do GSI, diante das dezenas de mortes na França, seria uma “monumental irresponsabilidade” do governo brasileiro não revisar as medidas de segurança para os Jogos.