ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vereadores de Feira de Santana repudiam projeto inexistente de Jean Wyllys

Projeto seria para mudar Bíblia. "Eu, como baiano, morro de vergonha desses patetas!", diz o deputado

Data: Sexta-feira, 01/07/2016 00:00
Fonte: Correio 24 Horas

Um projeto para alterar a Bíblia provocou indignação entre vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana. O detalhe é o que projeto, que seria de autoria do deputado federal baiano Jean Wyllys (PSOL-RJ), não existe. A coluna de Lauro Jardim, de O Globo, diz que o texto com o suposto projeto que quer tirar trechos homofóbicos da Bíblia circula nas redes sociais, atribuindo a autoria a Wyllys. 

 

"Trago um assunto nesta manhã, que entendo que os valores estão sendo modificados neste país. Olha o que o deputado Jean Wyllys tem pronunciado, colocando projetos. Ele tem preconceito com os cristãos, ele odeia os cristãos, é um verdadeiro membro do Talibã no Brasil", afirmou o vereador Edvaldo Lima (PP), que afirmou ter intenção de aprovar uma moção de repúdio ao deputado por conta do "projeto". 

 

Vereador Edvaldo prometeu moção de repúdio
(Foto: Ascom/Câmara)

 

"Esse cidadão, o senhor Jean Wyllys, primeiro disse que a Bíblia era um lixo, que jogou fora a Bíblia quando estava no Acre. Agora, coloca um projeto de lei para retirar da Bíblia os textos que considera homofóbicos. Na Bíblia diz que não deve aumentar ou retirar um til da palavra. Certamente, se isso acontecer, vão pagar caro, não pela mão do homem, mas pela mão do próprio Deus", acrescentou. "Vou fazer uma Moção de Repúdio, para que ele receba no gabinete dele. Pode ter legitimidade, mas não podemos aceitar o que está acontecendo", finalizou Edvaldo.

 

Justiniano França (DEM) também falou do assunto. "É um projeto ‘natimorto’, não tem Congresso que aprove, porque não foi o Congresso que estabeleceu a Bíblia. Quero fazer um comentário a respeito, ele (Jean) tem a opção dele, temos que respeitar, mas não aceitamos. Ele ataca os cristãos, mas se ao invés dele ter cuspido em Bolsonaro, fosse ele que tivesse sido cuspido, a imprensa teria dito que as minorias foram desrespeitadas. Ele precisa respeitar  todo e qualquer cidadão, todos nós que temos a fé cristã evangélica”, afirmou.

 

O vereador Alberto Nery (PT) também se manifestou contra um projeto do tipo, mesmo citando que Jean já havia negado que ele exite. "O tal do Jean coloca que é boato, que não é verdade essa informação, mas queremos repudiar. Não podemos concordar com a manifestação dessa forma. Ficamos realmente perplexos, porque a palavra de Deus é bem clara, aí de quem tirar um só til!".

 

Nas redes sociais, Jean se manifestou e afirmou estar envergonhado como baiano pelas manifestações dos vereadores, no que chamou de "um dos maiores vexames já protagonizados pelas bancadas de fundamentalistas religiosos que estão tomando assembleias estaduais e câmaras municipais". "Na cidade baiana de Feira de Santana, os vereadores discursaram no plenário repudiando um suposto projeto meu... que não existe. Lembram daquela estupidez sobre "mudar trechos homofóbicos da Bíblia"? A Câmara Municipal vai debater uma moção de repúdio contra mim por esse "projeto" fictício, boato de internet. Como se fosse para esse tipo de palhaçadas que os vereadores recebem dinheiro público!", escreveu o deputado.

 

Ele prometeu publicar um vídeo com os "melhores discursos dos vereadores fundamentalistas". "Eu, como baiano, morro de vergonha desses patetas!".

 

O boato sobre o projeto circula desde o início do mês. O site e-farsas atribuiu o início da notícia a um site de humor.

 

Jean postou imagem e texto comentando o assunto
(Foto: Reprodução/Facebook)