ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Terça-feira será de frio na capital de Mato Grosso, indica previsão do tempo

Data: Terça-feira, 03/05/2011 00:00
Fonte:

Diário

A queda de quase 20ºC, dos habituais 38ºC ou 40ºC para 18ºC, como marcavam os termômetros nas primeiras horas da manhã de ontem, surpreendeu os cuiabanos. A semana deve permanecer com temperatura amena, com queda mais acentuada hoje.

Por causa disso, a segunda-feira foi um dia de compras de agasalhos, especialmente para mães de crianças. A dona-de-casa Luzinete Gusmão de Lima saiu cedo na companhia do filho Matheus, de 4 anos, em busca de roupas de frio. Os agasalhos do inverno passado, contou ela, ficaram pequenos.

Mês passado Luzinete doou os agasalhos do filho planejando ir às compras dias depois. Pensando que fosse esfriar semana passada, disse, logo depois de uma forte chuva, esteve na área central de Cuiabá, mas as roupas de inverno ainda não estavam expostas. Acabou comprando somente uma blusa, daquelas com gorro, e um par de luvas, o que permitiu que o filho saísse de casa ontem.

Ao contrário de Luzinete, a servidora pública Madalena Pereira da Silva Santos, aproveitando que recebeu o salário no final de semana, percorreu algumas lojas em busca de novidades.

Madalena disse achar que tem agasalhos suficientes para os poucos dias do habitual inverno cuiabano, mas faz questão de ter algumas peças da nova coleção para, como comentou, “dar mais vida” ao seu guarda-roupas.

O Instituto de Meteorologia, com base em informações do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), emitiu alerta no domingo para 10 estados, incluindo Mato Grosso, sobre a previsão de queda da temperatura. Uma massa de ar frio vinda da Argentina atingiu o Brasil, com mais força no Sul do país.

Em Cuiabá, esse friozinho agradável deve se estender por mais alguns dias. Conforme a previsão do tempo, segundo dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc), nas primeiras horas da manhã de hoje a temperatura chegará a 15ºC e não passará dos 26ºC durante o dia.

A partir de amanhã o calor começa a retomar, ainda timidamente, seu posto de “rei” gradativamente. Até o domingo, Dia das Mães, a temperatura estará amena.

Para refrescar a memória dos cuiabanos, é bom lembrar que frio é comum no mês de maio. Ano passado, por exemplo, um dos dias mais gelados do ano aconteceu em 13 de maio, quando os termômetros do Inmet marcaram 9,2ºC. Os dois dias seguintes também foram frios, 10ºC e 16ºC.

Quem comemorou o frio foram os lojistas. O presidente do Sindicato de Confecções e Armarinho, Roberto Perón, disse que as expectativas de aumento nas vendas, que eram de 7% a 8% para o Dia das Mães, deve saltar para 15% se a data chegar acompanhada do frio, como está acontecendo.