ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Pondé expõe ambivalências da modernidade e desafios da transparência

Data: Sexta-feira, 01/07/2016 00:00
Fonte: Da Assessoria TCE-MT
 
 
As ambivalências da modernidade e os desafios da transparência total foram tratados pelo filósofo Luiz Felipe Pondé durante palestra ministrada na 2ª Aula do Programa de Ensino a Distância para a Gestão Pública (EAD), promovida pela Escola de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (ECTCE-MT). O evento reuniu mais de 300 participantes entre servidores municipais, estaduais e sociedade em geral no auditório da ECTCE-MT, na tarde de quinta-feira (30.06).
 
 
Pondé, que largou a medicina para se dedicar à fiolosofia, abordou questões como o impacto do enriquecimento global na sociedade moderna demonstrando que, ao mesmo tempo em que gera bem-estar e desenvolvimento econômico e tecnológico, produz, por exemplo, isolamento e envelhecimento da população, além do encarecimento dos sistemas de saúde e seguridade social. Destacou especialmente a ambivalência entre o boom das tecnologias de informação e a consequente perda de privacidade individual e coletiva, além do crescente controle de todos os aspectos da vida cotidiana por sistemas eletrônicos que Pondé chamou de “Big Data”, o equivalente contemporâneo ao computador  “Big Brother”, sugerido por George Orwell em seu clássico romance “1984”.
 
 
Durante a palestra, Luiz Pondé propôs aos participantes uma reflexão sobre as transformações pelas quais a sociedade contemporânea vem passando e sobre como os indivíduos lidam com as suas ambivalências. Para ele, diante da grande velocidade das informações e do desenvolvimento de novas tecnologias de informação, não há outra alternativa a não ser “os indivíduos aprenderem a conviver com o fato de que, na modernidade, o bem estar, a segurança e até o respeito às leis tem como custo o fim da privacidade em seu conceito clássico. As novas tecnologias da informação que já estão popularizadas e fazem parte do nosso cotidiano impõem cada vez mais a supressão da privacidade em troca da garantia de transparência e da segurança”, argumentou o filósofo.
 
 
Para Pondé, cada vez mais são os sistemas de tecnologia de informação que controlam a vida individual e em sociedade, na medida em que as informações que lançamos diariamente na rede mundial de computadores, quando utilizamos smartfones, computadores, tablets, terminais eletrônicos, por exemplo, são armazenadas em nuvem e alimentam o “Big Data”. O filósofo acredita que não serão as leis que irão assegurar o fim da corrupção, mas, sim, a expansão dos sistemas de informação eletrônica e a redução drástica da capacidade discricionária humana.
 
 
Aos servidores públicos especificamente, Pondé falou sobre os desafios da cultura da transparência na gestão pública e a influência dessas ferramentas no cenário global refletindo sobre como isso impacta no indivíduo e no seu trabalho, uma vez que este é responsável por levar ferramentas de transparência à população ao mesmo tempo em que é alguém que está submetido a estas mesmas ferramentas.
 
 
As aulas e palestras do programa de Ensino a Distância para a Gestão Pública (EAD) são voltadas à melhoria da qualidade do desempenho do servidor público por meio do conhecimento e educação continuada. A palestra, que foi transmitida ao vivo pela TVContas, no Portal do TCE-MT (www.tce.mt.gov.br), está disponível no link da EAD no mesmo portal.