ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Neymar, Prass e Douglas Costa formam trio de "veteranos" da seleção olímpica

Data: Quarta-feira, 29/06/2016 00:00
Fonte: EFE
 

Neymar, como esperado, Fernando Prass, do Palmeiras, e Douglas Costa, do Bayern de Munique, foram convocados nesta quarta-feira como os três jogadores acima de 23 anos que defenderão o Brasil no torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos.

 

O técnico Rogério Micale, que tentará a inédita medalha de ouro no Rio de Janeiro, anunciou na sede da CBF os 18 atletas que disputarão a competição. Entre os jovens, o destaque é Gabriel Jesus, também do alviverde paulista, que é cobiçado por grandes clubes do futebol europeu, como Barcelona, Juventus.

 

A divulgação da relação dos convocados foi acompanhada de perto pelo novo comandante da seleção principal, Tite, e por Edu Gaspar, que assumiu como coordenador de seleções, que preferiram se colocar na platéia do anfiteatro do prédio.

 

Sobre a grande novidade na lista, Fernando Prass, que nunca foi convocado para defender os pentacampeões mundiais, Micale foi só elogios, destacando as principais características do goleiro, revelado pelo Grêmio, que já passou por Coritiba, União Leiria e Vasco, antes de chegar ao Palmeiras, no fim de 2012.

 

"Ele tem o perfil de liderança. Peguei muitas informações sobre o que ele representa ao seu clube, é um jogador de liderança. Vem se destacando e se demonstrou ser bom em penalidades. É um torneio que pode acontecer essas coisas", disse o técnico.

 

Além de Neymar e Douglas Costa, outros quatro atletas atuam no futebol europeu, o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain, além dos meias Rafinha Alcântara, do Barcelona, Fred, do Shakhtar Donetsk e Felipe Anderson, da Lazio. De acordo com Erasmo Damiani, coordenador da base, não haverá problemas com a liberação.

 

"Conversamos com cada jogador e os esperamos no dia 18 de julho", afirmou o dirigente, em referência ao dia marcado para a apresentação da seleção brasileira, na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

 

Nem Micale, nem Damiani, comentaram as situações de atletas que constavam na lista de pré-convocados e que não constam na relação final, como o goleiro Ederson, do Benfica, o lateral-direito Fabinho e o zagueiro Wallace, ambos do Monaco, que não teriam sido liberados pelos clubes.

 

Quanto aos 12 jogadores que atuam no Brasil, o coordenador da base afirmou que a situação é idêntica ao dos que jogam no exterior, e que não há qualquer previsão de dificuldade, mesmo em clubes como o Santos, com três convocados, o lateral Zeca, o volante Thiago Maia e o atacante Gabriel.

 

Após a apresentação, dia 18, a seleção inicia período de treinamento e fará apenas um amistoso, em 30 de julho, contra o Japão, que também participará dos Jogos Olímpicos, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.

 

A estreia na competição, que terá sedes espalhadas por todo o país, será em 4 de agosto, contra a África do Sul, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Três dias depois, no mesmo local, o adversário será o Iraque. A participação na fase de grupos será no dia 10, contra a Dinamarca, na Fonte Nova, em Salvador.

 

Duas seleções avançam em cada uma das quatro chaves, rumo às quartas de final. A partir daí, a competição se torna eliminatória. A disputa da medalha de ouro acontecerá em 20 de agosto, no Maracanã, aí sim, no Rio de Janeiro.

 

Confira os convocados da seleção brasileira masculina de futebol para os Jogos Olímpicos:.

 

Goleiros: Fernando Prass (Palmeiras) e Uilson (Atlético-MG).

 

Defensores: William (Internacional), Luan (Vasco), Rodrigo Caio (São Paulo), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Douglas Santos (Atlético-MG) e Zeca (Santos).

 

Meias: Rodrigo Dourado (Internacional), Thiago Maia (Santos), Rafinha Alcântara (Barcelona-ESP), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR) e Felipe Anderson (Lazio-ITA).

 

Atacantes: Neymar (Barcelona-ESP), Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE), Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Luan (Grêmio).