ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeitura de Porto Alegre anuncia reajuste progressivo a servidores

Prefeito decidiu por reajuste de 9% parcelado, rejeitado pelo sindicato. Anúncio é em 'respeito aos servidores que estão trabalhando', diz Fortunati.

Data: Segunda-feira, 27/06/2016 00:00
Fonte: Do G1 RS
 
 Prefeito José Fortunati realizou anúncio após reunião com secretários (Foto: Divulgação/PMPA)
Prefeito José Fortunati realizou anúncio após reunião com secretários (Foto: Divulgação/PMPA)
 

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, se reuniu com o secretariado na manhã desta segunda-feira (27) para tratar da greve dos municipários. Após o encontro, Fortunati anunciou que irá conceder reajuste progressivo aos servidores municipais. A proposta havia sido rejeitada pelo Sindicato dos Municipários (Simpa) na última quinta-feira (23).

 

O prefeito anunciou que os municipários vão receber reajuste de 1,2% retroativo a maio, 2% em outubro, 4,2% em dezembro e 1,6% em janeiro de 2017, totalizando 9%. Também será acrescido 9,28% no valor do vale-alimentação. "Avançar um pouco mais seria uma irresponsabilidade com o município", disse Fortunati, que na última semana deu as negociações com os grevistas encerradas.

 

Prefeito José Fortunati realizou anúncio após reunião com secretários (Foto: Reprodução/Periscope)
Fortunati fez anúncio ao lado do vice-prefeito 
(Foto: Reprodução/Periscope)
 

Fortunati afirmou que o aumento nos salários não se trata da uma nova proposta, e que o anúncio se dá em respeito aos servidores que estão trabalhando. Ele também reiterou que os dias de greve serão descontados dos salários.

 

Desde às 7h desta segunda, um grupo de cerca de 500 servidores municipais em greve realiza manifestação em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed), obstruindo a entrada do prédio, localizado na Rua dos Andradas, no Centro da capital. A intenção deles é permanecer durante todo o dia no local, onde também funciona o Procon de Porto Alegre.

 

Nenhum atendimento foi realizado nesta segunda-feira no Procon. A orientação é que a comunidade registre as reclamações via site ou aplicativo no celular. Cerca de 500 atendimentos serão prejudicados, segundo projeção do diretor do Procon, Cauê Vieira.

 

Fortunati também anunciou que será tomada uma medida judicial para a desobstrução do prédio. Tão logo haja desbloqueio, os atendimentos presencial e eletrônico serão retomados. Caso a entrada do prédio não seja liberada nesta segunda, a equipe de atendimento eletrônico será deslocada para outro prédio para dar conta das demandas.

 

O Simpa afirma que os servidores bloqueiam apenas a entrada da Smed. E que o Procon, apesar de ficar no mesmo prédio, possui uma entrada própria. “As portas estão fechadas, mas não sabemos o porquê”, alegou ao G1 a assessora de imprensa do Simpa, Silvia Fernandes.