ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Senadores do PT chamam de 'abuso de poder' apreensão na casa de Gleisi

Bancada petista afirmou que PF atentou contra estado democrático de direito. Nesta quinta, marido da senadora petista foi preso pela Operação Lava Jato.

Data: Quinta-feira, 23/06/2016 00:00
Fonte: Gustavo Garcia Do G1, em Brasília
 
A bancada do PT no Senado, formada por 10 parlamentares, divulgou nota nesta quinta-feira (23) na qual classifica de "abuso de poder" e "invasão" o cumprimento de mandados de busca e apreensão, por parte da Polícia Federal (PF), na residência da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).
 

A PF deflagrou nesta quinta a Operação Custo Brasil, desdobramento da 18ª fase da Lava Jato, que investiga suposto esquema de corrupção que teria desviado R$ 100 milhões do governo federal por meio de fraudes em concessão de créditos consignados a funcionários públicos.

 

Um dos alvos da operação era o ex-ministro Paulo Bernardo, que integrou o primeiro escalão dos governos Lula e Dilma. Marido de Gleisi, Paulo Bernardo foi preso na operação.

 

Além disso, os policiais realizaram buscas e apreensões nas residências de Gleisi Hoffmann em Brasília e em Curitiba.

 

“A bancada [do PT no Senado] repudia, com veemência, o claro abuso de poder cometido. A residência oficial da senadora Gleisi Hoffmann foi invadida, na presença de seus filhos menores, pela Polícia Federal, sem a devida autorização do STF. Com isso, usurparam-se atribuições constitucionais exclusivas do STF e da Procuradoria-Geral da República”, afirma a nota divulgada no começo desta tarde.

 

Os senadores também afirmam, no documento, que a prisão de Paulo Bernardo e a busca e apreensão na sede do PT em São Paulo mudam o foco da opinião pública “do governo [do presidente em exercício Michel temer] claramente envolvido em desvios” para “a oposição democrática” do PT.

 

“A bancada estranha que tal prisão tenha ocorrido no momento em que a nação toma conhecimento de fatos gravíssimos de corrupção que atingem diretamente o governo provisório [...] Tal prisão e a invasão da sede do PT desviam o foco da opinião pública do governo claramente envolvido em desvios, para a oposição democrática, que sempre buscou a apuração de todos os fatos com isenção e transparência”, completa a nota.

 

Os senadores petistas finalizam o documento manifestando “apoio irrestrito” a Gleisi Hoffmann, que chamam de “uma das senadoras mais atuantes na defesa da democracia”.

 

Leia a íntegra da nota divulgada pela bancada do PT no Senado:

 

A bancada de senadoras e senadores do Partido dos Trabalhadores vem a público manifestar total solidariedade à senadora Gleisi Hoffmann e sua família em face da prisão de seu marido, Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento e das Comunicações, cuja residência foi objeto de ação de busca e apreensão pela Polícia Federal.

 

A bancada estranha que tal prisão tenha ocorrido no momento em que a Nação toma conhecimento de fatos gravíssimos de corrupção que atingem diretamente o governo provisório, o qual se instalou justamente para tentar paralisar as investigações da Lava Jato. No entendimento da bancada, tal prisão e a invasão da sede do PT desviam o foco da opinião pública do governo claramente envolvido em desvios, para a oposição democrática, que sempre buscou a apuração de todos os fatos com isenção e transparência.

 

A bancada lembra, a esse respeito, que foram os governos do PT que aperfeiçoaram os mecanismos de combate à histórica corrupção em nosso país.  Por isso, a bancada não teme quaisquer investigações, desde que sejam efetuadas com isenção e com o devido respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana e aos princípios constitucionais que regem o Estado Democrático de Direito.

 

Entretanto, a bancada repudia, com veemência, o claro abuso de poder cometido. A residência oficial da Senadora Gleisi Hoffmann foi invadida, na presença de seus filhos menores, pela Polícia Federal, sem a devida autorização do Supremo Tribunal Federal. Com isso, usurparam-se atribuições constitucionais exclusivas do STF e da Procuradoria-Geral da República. Trata-se de fato gravíssimo, que atenta contra o Estado Democrático de Direito.

 

Por último, a bancada das senadoras e dos senadores do PT manifesta apoio irrestrito a uma de suas senadoras mais atuantes na defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro, hoje ameaçados por um governo ilegítimo, autoritário e retrógrado.

 

Brasília, 23 de junho de 2016