ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dez pessoas são presas por garimpo ilegal dentro de terra indígena em MT

Flagrante ocorreu na reserva indígena Sararé, perto de Pontes e Lacerda. Grupo estava com equipamentos para extração de minerais.

Data: Quinta-feira, 16/06/2016 00:00
Fonte: Carolina Holland Do G1 MT
 
 
 
 

Oito homens e duas mulheres foram presos dentro de garimpo instalado na reserva indígena Sararé, localizada entre os municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda, que ficam a 562 km e 483 km de Cuiabá, respectivamente. As prisões ocorreram no início da noite de quarta-feira (15), com apoio da Polícia Federal e Exército Brasileiro, que estavam nas proximidades por causa da operação Ágata, que combate crimes na região da fronteira.

 

 

Os dez suspeitos foram autuados pela Polícia Civil por prática de lavra de minérios sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral. O delegado Gilson Silveira, da delegacia de Pontes e Lacerda, arbitrou fiança no valor de R$ 1,5 mil para cada um. Caso não paguem, deverão ser levados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município.

 

As barracas e os equipamentos usados para a extração de minerais foram destruídos ainda no local pela PF e Exército, disse Silveira. Os suspeitos são de outros estados, como Amazônia e Pará, informou o delegado.

 

A região da serra da Borda, em Pontes de Lacerda, foi ocupada no ano passado por garimpeiros de várias partes do Brasil, após a descoberta de jazidas de ouro, e desocupada por força de uma decisão da Justiça Federal. "Quando teve a desocupação do garimpo aqui, alguns retornaram para seus estados, mas outros ainda estão se aventurando", disse o delegado.

 

O inquérito deve ser conduzido pela Polícia Civil, que ainda aguarda laudo do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para saber se houve também crime ambiental.