ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Andarilhos das estrelas se apresentam em Aripuanã

Grupo Tibanaré encena poesias selecionadas de artistas regionais como Aclyse de Mattos, Airton Reis, Ivens Scaff, Lucinda Persona, Marta Cocco e Vera Capilé

Data: Terça-feira, 14/06/2016 00:00
Fonte: 24 Horas News
 
 
 

 

Aripuanã é a segunda cidade a receber o cortejo cênico-musical do Grupo Tibanaré. A fusão de cantigas, poesias e a experiência teatral que promove o contato direto entre artista e plateia são escolhas certeiras de Andarilhos das Estrelas, projeto aprovado pelo edital Circula MT, da Secretaria de Estado de Cultura.

 

O espetáculo será encenado nesta terça-feira (14), às 16h, na Praça São Francisco. No dia seguinte, o grupo ministra a oficina de capacitação “Corpo, voz e rua”, no espaço Mais Educação. A próxima parada é Poconé, onde se apresentam - entre outros lugares – no distrito de Cangas.

 

O espetáculo produzido para espaços não-convencionais e especialmente, para a rua, propõe a encenação de poesias selecionadas de artistas regionais, como Aclyse de Mattos, Airton Reis, Ivens Scaff, Lucinda Persona, Marta Cocco e Vera Capilé. O cortejo é embalado por trovinhas cuiabanas (canto regional) e cantigas tradicionais de roda.

 

Além do repertório de poesias, foram inseridos pequenos contos escritos pelos atores, a partir de pesquisas de fatos interessantes de pessoas comuns com histórias incomuns, com a possibilidade de transformação cênica e lúdica.

 

De acordo com o diretor do espetáculo, Jefferson Jarcem, no decorrer das apresentações eles exploram ações físicas corporais, que interagem com a representação falada da poesia, possibilitando uma pluralidade de interpretações dos textos poéticos.

 

“Convidamos o público para entrar debaixo dos ‘guarda-estrelas’ - guarda-sóis -, compondo cenários imaginários da representação poética, proporcionando uma ação exclusiva de sensações, pensamentos, conhecimentos e a fuga do cotidiano através da reflexão poética”, explica.

 

O Grupo Tibanaré tem tradição de apresentação do repertório teatral em lugares alternativos. “Além de privilegiar a linguagem e os universos populares, buscamos sempre apresentar nossas peças a pessoas de realidades sociais das mais diversas e para cada um destes lugares realizamos adaptações especiais que os contemplem”.

 

Andarilhos das Estrelas fala sobre Mato Grosso, porém este falar é tão universal que qualquer cultura se identifica e nos acompanha em cortejo, comungando em alguns minutos de imprevisto e improviso. “É essa identificação que buscamos na escolha das cidades que podemos chegar agora, graças à aprovação de nosso projeto no Circula MT. Seguindo as premissas do edital e a motivação artística de nosso grupo, o objetivo é levar nossa arte a quem tem pouco acesso a bens culturais, como é o caso dos moradores do assentamento Chico Mendes”, declara. Compõem o grupo, Anne Queiroz, André Elias, Emily Lauxen, Valter Lara e Vini Hoffmann.