ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Fiscalização apreende carga ilegal de toras de madeira em Brasnorte

Data: Domingo, 01/05/2011 00:00
Fonte:

24horasnews

Equipe de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apreendeu nesta sexta-feira (29.04), 100 toras de madeiras prontas para serem comercializadas. A apreensão aconteceu no Sítio Cebrão, no Projeto de Assentamento Tibagi, localizado no município de Brasnorte (579 km a Noroeste de Cuiabá). As toras foram apreendidas em três esplanadas e correspondem a cerca de 200 metros cúbicos de madeira.

O superintendente de Fiscalização da Sema, Paulo Ferreira Serbija contou que o helicóptero do Ciopaer – Centro Integrado de Operações Aéreas, da Secretaria de Segurança Pública, localizou as esplanadas quando fazia uma varredura na região de Brasnorte, na operação de fiscalização que acontece em várias regiões do Estado desde o início da semana.

Após a localização exata da área, as coordenadas foram passadas a equipe de terra que se encaminhou para o local. As toras de madeira, de diversas espécies, foram extraídas de forma seletiva (sem a utilização de “correntão”) e, são todas madeiras comerciais como cedrinho.

A equipe da Sema localizou no acampamento, um caminhão que estava sendo utilizado pelos infratores como base. Ao escutar o barulho do helicóptero alguns homens adentraram na mata deixando o panelas no fogão aceso.

De acordo com o superintendente, que acompanha a operação por terra, foi feita a medição da madeira e a identificação do proprietário do sítio e do intermediário (torero). “Todas as informações e documentos da apreensão já foram encaminhados ao Ministério Público de Brasnorte para que a madeira seja retirada do local e doada a instituições filantrópicas e para que seja dado início a ação penal e consequente responsabilização dos infratores”.

A operação de fiscalização já percorreu vários municípios da região Médio Norte e Noroeste do Estado entre eles Nova Maringá, Campo Novo dos Parecis e Campos de Julio.