ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pimentel e Anastasia lamentam morte de Hélio Garcia; veja repercussão

Governador de Minas Gerais disse que ex-governador 'era uma das mais importantes referências da política mineira'

Data: Segunda-feira, 06/06/2016 00:00
Fonte: O Tempo

DM_20160606_001.jpg

Hélio Garcia é velado no cemitério Parque da Colina. Foto: Douglas Magno

 

O governador Fernando Pimentel lamentou a morte de Hélio Garcia, por meio de nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (6). Leia na íntegra:

 

"Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Hélio Garcia. Homem público com uma trajetória de inestimáveis serviços prestados ao Estado e ao país, Hélio Garcia era uma das mais importantes referências da política mineira. Minas perde uma liderança que sempre se pautou pela sensatez, serenidade e espírito democrático.

 

Aos familiares, manifesto minha sincera e afetuosa solidariedade neste momento."

 

Outros políticos também se pronunciaram. Foi o caso do senador e ex-governador mineiro, Antonio Anastasia (PSDB-MG), que escreveu em seu Twitter: "Muito triste com a morte do ex-governador e amigo Hélio Garcia. Mais que um grande político, foi um grande homem e uma inspiração para mim. Hélio Garcia tinha um olhar especial sobre a política e um coração enorme. Fará falta a todos nós sua presença."

 

Anastasia assumiu em 1991 a função de secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação Geral do Governo Hélio Garcia.

 

O senador Aécio Neves elogiou a atuação de Garcia em Minas. “O ex-governador Hélio Garcia foi um dos homens públicos mais marcantes de sua época. Impressionava a todos pela sua habilidade política e capacidade de estratégia e conciliação. Foi ator importante no processo de redemocratização do Brasil, como vice de Tancredo no governo de Minas. Seu nome está para sempre inscrito na história dos mineiros.”

 

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também lamentou a morte de Garcia, por meio de nota. "Hélio Garcia nos deixa a lição de um grande homem público. Discreto, porém realizador, exímio articulador, que deu a sua contribuição em momentos decisivos da história recente de nossa cidade, nosso estado e, em especial, no processo de redemocratização do país”.

 

O PMDB enviou uma nota, assinada pelo presidente do diretório estadual, Antônio Andrade:

"O PMDB de Minas Gerais recebeu, com extremo pesar, a notícia do falecimento do ex-governador de Minas Gerais, Hélio Garcia.

Grande estadista, Hélio Garcia contribuiu ativamente para o desenvolvimento do Estado. Com sua forma serena e eficiente de fazer política, honrou o PMDB durante todo o período em que integrou os quadros do partido. Sempre equilibrado e seguro, foi exemplo de homem público para aqueles que tiveram a oportunidade de acompanhar sua trajetória, em cada função que exerceu. 

Em nome do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, manifesto minha gratidão, respeito e sentimentos à família."

 

O deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), disse que "hoje, Minas perdeu não apenas um grande político, um grande líder".

 

O deputado estadual Iran Barbosa (PMDB) disse: "Que triste saber que acabou de falecer um dos maiores ídolos políticos meus. Vai com Deus Helio Garcia! Fez muito por Minas."

 

Castellar Neto, presidente da Federação Mineira de Futebol, também usou sua conta no Twitter para falar: "Maior político mineiro dos últimos anos."

 

Saulo Carvalho, diretor geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte, escreveu: "Foi-se o Dr. Hélio de Carvalho Garcia. Grande homem público. Um dos maiores da sua geração. Minas Gerais de luto. #RIP Hélio Garcia"

 

O diretório estadual do PSDB também enviou nota, assinada pelo deputado federal Domingos Sávio, presidente da legenda em Minas:

 

"Nós, do PSDB de Minas Gerais, manifestamos imenso pesar pela morte do ex-governador do Estado, Hélio Garcia, ocorrida nesta segunda-feira (06/06). O doutor Hélio foi um homem público exemplar, que sempre se pautou pela correção, pela prática da boa política e pela busca de consensos. Como governador, ele deu uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico e social de Minas e sua gente. Compartilhamos com amigos e familiares este momento de luto e dor."

 

O diretório estadual do PR também prestou homenagem ao político em uma nota de pesar:

 

O Partido da República de Minas Gerais, por intermédio do presidente José Santana de Vasconcellos se solidariza com amigos e familiares do Ex-deputado estadual e federal-Prefeito e Governador; Hélio Garcia - falecido na manhã desta segunda (6). “Recebemos uma notícia que nos pegou de surpresa; o falecimento do grande prefeito e governador Hélio Garcia, que com seriedade e grandeza foi um excelente articulador político, muito equilibrado com atuações decisivas. Todos que o conheceram estão reverenciando a sua memória. Ajudou muito Tancredo Neves no governo do estado em todos os momentos nas articulações políticas”, disse o ex-deputado e presidente do PR Minas - José Santana.

 

Alberto Pinto Coelho, ex-governador de Minas e  presidente do PP-MG, também lamentou a morte de Garcia.

Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Hélio Garcia. Minas está de luto. Perdemos um dos nossos filhos mais ilustres. Dono de estilo e de características próprias, Hélio Garcia faz parte do rol dos homens públicos que constroem com grandeza e coragem uma trajetória marcante e singular na política mineira e na política nacional.  Exímio articulador, Hélio Garcia deixa como marca a defesa indelével dos interesses do nosso Estado. Sua voz altiva no Parlamento e no Executivo foi mais do que marca pessoal, fez com que ele tivesse papel fundamental para a construção da história Pátria. À sua família manifesto meu pesar e minha solidariedade. Deixo também o meu fraterno abraço”.

 

O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), comentou a morte do ex-governador.

Hélio Garcia foi um político mineiro por excelência. Sempre atento aos problemas do Estado e do País, usou sua grande capacidade de articulação e liderança para conduzir seu governo com maestria. Homem de poucas e sábias palavras, deixa um legado para a história política de Minas Gerais, para os partidos políticos em que militou, para seus amigos, familiares e admiradores. A ALMG lamenta sua morte e apresenta sua solidariedade e condolências aos familiares.