ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Adesões foram fundamentais para conquista

Data: Sábado, 28/05/2016 00:00
Fonte: Diário de Cuiabá

 

Com apoio do Mapa e da Acrismat, o Indea/MT realizou dois importantes treinamentos para médicos veterinários. O primeiro para Monitoramento e Controle Populacional de Suínos Asselvajados e o segundo, Simulado de Gabinete em Emergência Sanitária Animal para Peste Suína Clássica (PSC).



Outra ação do governo do Estado foi a abertura de novos postos de fiscalização em zonas de fronteira com áreas consideradas não-livres da peste suína clássica. Foi aberto um posto em Guarantã do Norte e outro em Vila Rica, em parceria com a Acrismat. Além de duas barreiras volantes, sendo uma em Colniza e a outra no Vale do Araguaia, com apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa), que doou duas caminhonetes e equipamentos para fiscalização.



Em 2015, técnicos do Indea/MT realizaram vigilância em 4.198 propriedades, 913.763 suínos foram inspecionados. Vigilância e monitoramento em granjas e frigoríficos, vigilância sorológica em suínos asselvajados [cruzamento do javali europeu com o porco doméstico] e vários treinamentos para servidores e colaboradores estão entre as ações realizadas.



Em 2016, o Indea/MT continua com o acompanhamento do rebanho realizando vigilâncias, sorologia, cursos de capacitação para os servidores e cursos de educação sanitária voltada para a sanidade suídea na zona de fronteira com a Bolívia.



BRASIL - O Laboratório Nacional Agropecuário de São Paulo (Lanagro/SP), localizado em Campinas, foi oficialmente reconhecido como referência internacional em diagnóstico de influenza aviária (gripe aviária) e doença de Newcastle. O anúncio também foi feito pela OIE. Com esta decisão, todos os diagnósticos terão validade mundial, o que dispensará o envio de amostras para outros países.