ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ságuas diz que fala de Jucá confirma golpe e denuncia caso no Parlasul

Data: Terça-feira, 24/05/2016 00:00
Fonte: Jacques Gosch RDnews
Ságuas diz que fala de Jucá confirma golpe e denuncia caso no Parlasul
Foto: Reprodução
 

O deputado federal Ságuas Moraes (PT) afirma que o conteúdo da conversa entre o ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, indicando a existência de pacto para deter o avanço da Operação Lava Jato, confirma a tese do golpe defendida pelos aliados da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

 

O conteúdo da conversa, gravada de forma oculta ainda em março, foi revelado pela Folha de S. Paulo, em reportagem assinada pelo jornalista Rubens Valente (veja aqui). “O rei está nu. Jucá confirmou o que nós sempre denunciamos. O golpe que levou Temer à presidência tem o objetivo de livrar a cara dos corruptos”, diz Ságuas ao Rdnews, de Montevidéu no Uruguai, onde participa de sessão Parlamento do Mercosul (Parlasul) e pretende usar a tribuna para falar da situação política no Brasil.

 

O parlamentar também defende que o Judiciário utilize contra Jucá os mesmos critérios que resultaram na prisão preventiva do senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido- MS). O então líder de Dilma no Senado foi preso em novembro do ano passado, sob acusação de tentar obstruir o funcionamento da Justiça, por determinação do Supremo Tribunal Federal, ao ser gravado propondo facilitar a fuga do delator da Lava Jato, Nestor Cerveró.

 

“Se valer o mesmo critério, Jucá tem que ser preso. A conversa é a confissão completa do golpe, revela a tentativa de obstruir a Justiça e compromete até ministros do STF. Um verdadeiro crime contra democracia e o Judiciário”.

 

Segundo Ságuas, o conteúdo da conversa vazada ainda compromete o PSDB. Lembra que Jucá e Sérgio Machado falam sobre o “esquema do Aécio” e que o tucano será o primeiro a ser "comido". “Não sei de que esquema se trata nem do que significa ser comido. Mas ao que tudo indica é grave e requer investigação”.

 

Para o petista, os brasileiros esperam que o presidente interino Michel Temer (PMDB) demita Jucá imediatamente. Afirma que o peemedebista já não tem condições morais de permanecer no Ministério do Planejamento. “Isso não legitima o governo golpista. Mesmo assim, exigimos que Temer tome uma atitude enérgica”, pontua.

 

Por fim, Ságuas diz que uma parcela significativa da população foi enganada ao acreditar que o impeachment de Dilma seria a “tábua de salvação” para o Brasil. “Usaram os brasileiros como inocentes úteis. Com o pretexto de combater a corrupção, derrubaram uma presidente honesta para constituir um governo de corruptos”, conclui.