ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Castanheira recebe tradicional torneio leiteiro e curso de derivados do leite

Data: Terça-feira, 24/05/2016 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO/ Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Castanheira recebe tradicional torneio leiteiro e curso de derivados do leite
 
 
Castanheira (779 km de Cuiabá) recebeu o 14º Torneio Leiteiro que contou com a participação de 25 animais, nas categorias vacas da raça holandesa, girolanda e outras. Na competição, a vaca Jataí, do produtor rural Alécio Gonçalves Rios, foi a campeã com produção de 40 litros de leite por dia, quebrando o recorde de produção no segundo ano consecutivo. A competição aconteceu duas vezes ao dia com a ordenha no período matutino e vespertino.



O torneio é uma tradição no município e reúne agricultores de várias comunidades. O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Weslley Thiago de Jesus, comenta que o objetivo do evento foi divulgar a atividade, novas tecnologias, identificar animais com potencial produtivo e auxiliar na expansão da bacia leiteira.


Segundo o técnico, a cidade possui um plantel de 18 mil vacas leiteiras e uma produção média de 4 litros de leite por dia. Com capacidade para industrializar 165 mil litros de leite/dia, o município possui dois laticínios e está beneficiando em torno de 49 mil litros de leite/dia. Em 2015 foram industrializados 16,5 milhões de litros de leite.


A Empaer estima que 30% dos agricultores familiares exercem a pecuária de leite como atividade econômica, com uma produção média diária de 70 litros de leite no período das chuvas e de 40 litros na seca.


Além disto, também foi realizado o curso de derivados de leite ministrado pela extensionista social, Conceição Santana Ribeiro. A finalidade do curso foi capacitar os agricultores na produção artesanal do queijo meia cura, queijo minas frescal, ricota, iogurte, doce de leite pastoso e em barra, licor de chocolate e outros.” A intenção do curso é estimular os agricultores que tem na pecuária leiteira sua principal fonte de renda. A produção, mesmo que artesanal, pode contribuir com a renda familiar”, esclarece Weslley.


O Torneio Leiteiro e o curso de derivados de leite foi realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Empaer e Sindicato Rural e contou com a participação dos extensionistas de Juína, Colniza e de Castanheira.