ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Verstappen vence em estreia na RBR e faz história. Hamilton e Nico batem

Com apenas 18 anos, holandês fatura GP da Espanha e se torna o mais jovem a vencer na Fórmula 1. Dupla da Mercedes bate na 1ª volta. Massa é 8º, Nasr, o 15º

Data: Domingo, 15/05/2016 00:00
Fonte: Por GloboEsporte.com
 
 
 

A história do GP da Espanha, 5ª etapa da temporada 2016, mudou logo nas primeiras curvas, quando os companheiros de Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, bateram brigando pela primeira posição e abandonaram. Sessenta e seis voltas depois, mudava também a história da Fórmula 1. Sem as Flechas de Prata na prova, a disputa pela vitória ficou entre os pilotos da RBR e da Ferrari. E superando qualquer expectativa, quem recebeu a bandeira quadriculada em primeiro foi o mais jovem deles, Max Verstappen. De 18 anos. Em sua estreia na RBR. O mais jovem de todos que já venceram na categoria máxima do automobilismo mundial, batendo o recorde de Sebastian Vettel (GP da Itália de 2008, aos 21 anos).

 

Apontando como futuro campeão mundial, o prodígio holandês precisou de apenas uma corrida para mostrar que a surpreendente atitude da equipe austríaca em colocá-lo no lugar do russo Daniil Kvyat, rebaixado para a STR, não foi precipitada. De quebra, Verstappen estabeleceu outros recordes de precocidade: agora é o mais jovem a liderar uma corrida e a subir ao pódio. Além disso, tornou-se também o primeiro holandês a vencer na categoria. Após cruzar a linha de chegada, Max foi reverenciado pelos fiscais de pista, que quase ajoelharam na pista reconhecendo o feito do piloto. Eram apenas as primeiras saudações para um nome que tem tudo para reescrever o futuro da Fórmula 1.

 

Aos 18 anos, Max Verstappen vence GP da Espanha e faz história na Fórmula 1 (Foto: AP)
Aos 18 anos, Max Verstappen vence GP da Espanha e faz história na Fórmula 1 (Foto: AP)



Quem assistiu à corrida, seja em casa ou no Circuito de Barcelona, presenciou algo épico, sem precedentes. Verstappen largou em quarto, atrás da dupla da Mercedes e do companheiro Daniel Ricciardo. Na primeira volta, com a batida de Hamilton e Rosberg, pulou para segundo, atrás do australiano. O pulo do gato para a vitória veio na estratégia e no talento do jovem piloto que soube administrar a pressão. O holandês permaneceu mais tempo na pista antes do segundo pit stop e assumiu a liderança, enquanto Ricciardo partiu para três paradas. Como um veterano, Max conseguiu levar seu último jogo de pneus até o fim, por 32 voltas. Isso tudo segurando, nos instantes finais, a pressão do experiente Kimi Raikkonen, de 36 anos, o dobro de sua idade. O finlandês cruzou em segundo, a menos de 1s do jovem holandês. Vettel completou o pódio, não sem antes ser ameaçado por Ricciardo, que tentou ultrapassar o tetracampeão de todas as formas, antes de furar um pneu, ter que parar mais uma vez nos boxes e terminar em quarto.

 

Frama batida Hamilton e Rosberg (Foto: Reprodução)
Lewis Hamilton e Nico Rosberg bateram na primeira volta (Foto: Reprodução)

 

Largando em 18º, Felipe Massa fez uma corrida de recuperação e conseguiu seu objetivo de terminar na zona de pontuação, em oitavo. Seu parceiro de Williams, Valtteri Bottas, foi o quinto. Felipe Nasr seguiu seu calvário com a Sauber, sendo apenas o 15º, três posições atrás do outro piloto do time, o sueco Marcus Ericsson. A Fórmula 1 volta no dia 29 de maio, com GP de Mônaco. Confira a classificação da temporada 2016.

 

A CORRIDA

 

 

Largada: Hamilton até que largou bem e manteve a ponta nos primeiros metros. Mas Rosberg pegou o vácuo, colocou por fora na curva 1 e fez uma bela ultrapassagem para assumir a ponta.



1ª volta: Inconformado com a possibilidade de mais um revés para o alemão, o inglês tentou dar o bote logo na curva seguinte. Mas Nico fechou a porta. Sem espaço, Hamilton foi para a grama e acabou abalroando o carro do parceiro, o que resultou no abandono das duas Mercedes. O acidente provocou a entrada do safety car. Quem assumiu a liderança foi Daniel Ricciardo, seguido pelo novo parceiro de RBR, Max Verstappen. Em terceiro aparecia o espanhol Carlos Sainz Jr., da STR, que havia largado em oitavo. Na sequência, vinham as duas Ferraris, de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Felipe Massa aparecia em 16º, e Felipe Nasr em 17º.

 

4ª volta: Após três voltas com o safety car na pista, a relargada foi dada. Ricciardo manteve a liderança, seguido por Verstappen, Sainz, Vettel, Raikkonen e Bottas.



8ª volta: Vettel deu o bote para cima de Sainz e assumiu a terceira colocação. Em 16º, Felipe Massa fez seu primeiro pit stop, coloca um jogo de pneus médios e retorna em 18º.



9ª volta: Na sequência, foi a vez de Raikkonen tentar passar o espanhol. Mas o piloto da STR fechou a porta e o finlandês da Ferrari chegou a sair da pista para não colidir.



10ª volta: Um giro depois, Kimi conseguiu deixar Sainz para trás e assumiu o 4º lugar.



11ª volta: Em 5º, Sainz fez seu primeiro pit stop.



12ª volta: Primeiro colocado, Ricciardo faz sua primeira parada. Verstappen assume a liderança provisória.



13ª volta: Verstappen vai para os boxes e liderança passa para Vettel.



15ª volta: Vettel encerrou a rodada de pit stops para os ponteiros. Com isso, a classificação passou a ser Ricciardo, Verstappen, Vettel, Raikkonen e Bottas. Todos com pneus macios.



18ª volta: Fazendo corrida de recuperação, Massa entrou na zona de pontuação, em décimo. Felipe Nasr aparecia em 18º.



20ª volta: Ricciardo mantinha vantagem de 1s5 para Verstappen, enquanto Vettel, aos poucos, se aproximada da dupla da RBR.



22ª volta: Com um princípio de incêndio na Force India, Nico Hulkenberg abandonou a prova.



24ª volta: Massa abre segunda rodada de pit stops, troca os pneus médios por macios e retorna em 13º.



29ª volta: Na ponta, Ricciardo para nos boxes para o seu segundo pit stop e coloca um jogo de pneus macios. Verstappen assume a ponta



30ª volta: Vettel segue estratégia de Ricciardo e visita aos boxes uma volta depois.



35ª volta: Verstappen alonga segundo stint e para nos boxes seis voltas depois de Ricciardo, que reassumiu a ponta. O holandês, que colocou pneus médios, retornou em terceiro, perdendo a posição para Vettel.



36ª volta: Raikkonen fez sua parada uma volta depois de Max Verstappen e retornou em 4º. Após a segunda rodada de pit stops, Massa aparecia em 9º.



37ª volta: Estranhamente, Vettel precisou retornar aos boxes após apenas 11 voltas com pneus macios, colocou jogo de compostos médios e caiu para 4º. Ricciardo seguia na ponta, com 10s de vantagem para Verstappen, 12s para Raikkonen e 18s para Vettel.



42ª volta: Com pneus macios desgastados, Ricciardo começou a ver os rivais reduzirem a desvantagem. Verstappen já aparecia apenas 7s atrás, Raikkonen 10s e Vettel 15s.



44ª volta: Ricciardo vai para sua terceira parada nos boxes, volta para os pneus médios e retorna em 4º, a 15 segundos do novo líder Max Verstappen. O holandês, por sua vez, recebia a pressão de Raikkonen, que já se encontrava a menos de 1s do piloto da RBR e passava a poder abrir a asa móvel.



47ª volta: Fernando Alonso, que se encontrava em 12º, abandona com problemas na McLaren



52ª volta: Verstappen e Raikkonen protagonizavam um duelo psicológico de gerações pela liderança. Mais velho do grid, o finlandês, 36 anos, reduzia de pouquinho em pouquinho a diferença para o holandês, o mais jovem da F1, com 18.



55ª volta:
Mais atrás, Ricciardo, o quarto, se aproximava de Vettel, o terceiro. Por terem uma parada nos boxes a mais, ambos seguiam de olho na vitória.



60ª volta: Ricciardo, enfim, deu o bote para cima de Vettel. Os dois quase se tocaram, mas o alemão foi rápido para evitar o choque, dar o “X” no ex-companheiro e retomar a terceira posição. Lá na frente, Verstappen e Raikkonen seguiam na pista sem dar indícios de que poderiam fazer mais um pit stop



65ª volta: Depois de exigir muito dos pneus nas tentativas de ultrapassagem sobre Raikkonen, Ricciardo começou a perder rendimento, fruto de um esvaziamento do composto traseiro esquerdo, que furou.

 

Última volta: O que parecia inimaginável aconteceu. Verstappen e Raikkonen conseguiram levar seus pneus até o fim da prova. Como um veterano, o jovem holandês resistiu à pressão do experiente finlandês e cruzou a linha de chegada em primeiro, para fazer história na F1.

 

Resultado do GP da Espanha (Foto: Reprodução)
Resultado do GP da Espanha (Foto: Reprodução)