ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito debate com governador sobre regularização fundiária em Aripuanã

Data: Sexta-feira, 13/05/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

 

 

O prefeito de Aripuanã, Ednilson Luiz Faitta, se reuniu na quarta-feira (11), com o governador Pedro Taques e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, para debater sobre a regularização fundiária da comunidade de Conselvan, distante 80 km da sede do Município.

 

A reunião realizada no gabinete do governador, contou ainda com a participação da secretária adjunta da Casa Civil, Paola Reis, do vereador de Aripuanã Claudionaldo Aguilar, e dos defensores públicos Air Praieiro e Munir Arfox.

 

Na ocasião, Ednilson relatou ao governador que há mais de 15 anos, a área de aproximadamente 70 mil hectares foi ocupada por 3.600 famílias. Desde então, a região vem sofrendo com uma disputa judicial entre os moradores, o dono do terreno e o Estado, que também é detentor de parte da área.

 

Foi sugerida pelo prefeito, deputado e Defensoria Pública, a possibilidade de o Estado desistir da ação contra o proprietário, de forma que os títulos ficariam liberados, assim possibilitando a negociação direta entre o dono e os posseiros, para regularizar definitivamente a área.

 

O governador Pedro Taques compreendeu a situação e afirmou que irá levar a pauta para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Casa Civil, para analisar a legalidade da transação. Conforme informou a assessoria do governo, um novo encontro será marcado para debater a questão.

 

Além do prefeito de Aripuanã, os vereadores Claudionaldo Aguilar e professor Luciano Demazzi, também estão mobilizados pela regularização fundiária de Conselvan.