ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeitos de MT marcham à Brasília para cobrarem votação de projetos financeiros relevantes para o Estado

A programação também inclui a realização de uma assembleia-geral ordinária que terá o intuito de discutir com os gestores assuntos-chave relacionados à Confederação e ao movimento munic

Data: Segunda-feira, 09/05/2016 00:00
Fonte: Francisco Borges - Com assessoria
 
Prefeitos de MT marcham à Brasília para cobrarem votação de projetos financeiros relevantes para o Estado
Presidente da AMM, Neurilan Fraga - Foto: Divulgação

 

Os prefeitos mato-grossenses participam a partir desta segunda-feira (9) da 19ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre os desafios enfrentados pelos prefeitos no fechamento de mandato. O evento, que vai se estender até o dia 12 de maio, contará com a participação de gestores de várias regiões do país. A marcha com os prefeitos do Estado será comandada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

 

O presidente da AMM, prefeito de Nortelêndia, Neurilan Fraga (PSD), disse que o tema central da mobilização é muito oportuno, considerando que o final do mandato se aproxima e os gestores precisam estar preparados para os desafios desse período. “Além disso, a marcha será importante para cobrarmos dos parlamentares a votação de projetos importantes para os municípios que estão em tramitação no Congresso Nacional”, disse.

 

A programação também inclui a realização de uma assembleia-geral ordinária que terá o intuito de discutir com os gestores assuntos-chave relacionados à Confederação e ao movimento municipalista brasileiro. Um dos principais pontos da pauta é a necessidade de deliberar sobre as ações dos municípios diante da precariedade dos aportes financeiros.

 

Como tem alertado a CNM, ao longo dos últimos anos as responsabilidades dos gestores locais aumentaram consideravelmente, na contramão do corte de gastos do governo federal.

 

Outro ponto importante a ser discutido durante a assembleia diz respeito aos pleitos municipalistas. A ideia é aproveitar o momento para alinhar com os representantes dos municípios as bandeiras do movimento e a resposta da União para essas propostas.