ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

No último dia, Receita recebe cerca de 257 mil declarações de IR por hora

Prazo final para ficar em dia com o Leão termina às 23h59 desta sexta-feira

Data: Sexta-feira, 29/04/2016 00:00
Fonte: Do R7, com Agência Brasil

 

Programa pode ser baixado no site da ReceitaEduardo Valente/Framephoto/Estadão Conteúdo
 

A Receita Federal recebeu, entre meio-dia e 17h desta sexta-feira (29), uma média de 257 mil declarações do Imposto de Renda por hora, totalizando cerca de 1,28 milhão. O prazo termina às 23h59 de hoje.

 

Até o fim da tarde, haviam sido enviadas 26,2 milhões de declarações. A estimativa inicial do Supervisor da Imposto de Renda, Joaquim Adir, era receber 28,5 milhões de declarações este ano, mas ele admite que o número pode ser menor.

 

“Este ano o contribuinte atrasou um pouquinho mais. Está claro que muito mais gente deixou para as últimas horas. Os sistemas estão preparados para receber todas as declarações. Até o fim do prazo muita coisa deve acontecer”, disse mais cedo à Agência Brasil.

 

O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O órgão liberou um Perguntão, elaborado para esclarecer dúvidas quanto à declaração referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.

 

O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) está disponível nos sistemas Android e iOS, da Apple. Os programas podem ser baixados nas lojas virtuais de cada sistema.

 

Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.