ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Operação da Polícia prende 45 pessoas por invasão a garimpo

Todos foram autuados por extração ilegal de minério; homem é acusado de tentativa de homicídio

Data: Sábado, 23/04/2016 00:00
Fonte: Midia News
 

Arquivo

 

O garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda

 

Quarenta e cinco pessoas que invadiram a área de garimpo da Serra do Caldeirão em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste) foram presas pela Polícia Civil com apoio da Polícia Militar na sexta-feira (22). A ação foi desencadeada após a empresa privada que faz a segurança da região acionar a Polícia sobre a invasão.  

 

Todos os detidos serão autuados em flagrante pelo crime de extração ilegal de minério. Uma mulher responderá por tráfico de drogas e um homem por tentativa de homicídio. A ação está inserida na operação da Secretaria de Segurança Pública, Carga Máxima, deflagrada para intensificar o combate à criminalidade em todo Estado.

 

A ação teve início após um representante da empresa de segurança registrar o boletim de ocorrência na Delegacia de Pontes e Lacerda, informando que a região do garimpo havia sido invadida por várias pessoas que portavam armas de fogo, inclusive de cano longo.

 

Para entrar na área, os garimpeiros efetuaram disparos contra os seguranças e ameaçaram atear fogo na base da mineradora responsável pela região, que fica no topo da serra. Imediatamente, o delegado Gilson do Carmo Silveira reuniu a equipe de investigadores da delegacia e solicitou apoio da Polícia Militar para ida até o local.

 

Quando os policiais chegaram à região de garimpo, a área já estava ocupada por cerca de 80 pessoas.  Os garimpeiros colocaram “olheiros” para monitorar os seguranças e a eventual chegada da Polícia, além de um grupo armado que tinha como objetivo reprimir a abordagem policial, atirando contra quem se aproximasse.

 

Após o estudo do local, os policiais montaram uma estratégia para ingressar a área, entrando por vários lados. O grupo armado reagiu atirando contra os policiais e durante troca de tiros, um dos garimpeiros armados foi atingido na perna, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital de Pontes e Lacerda.

 

Outra parte da equipe de policiais fez a abordagem dos ocupantes da área, conseguindo realizar a detenção de 43 pessoas, que foram conduzidas a Delegacia de Pontes e Lacerda. Muitas pessoas que ocupavam a área correram e se esconderam no mato. Mais tarde, dois garimpeiros foram detidos pelos seguranças da região e encaminhados à delegacia.

 

Uma porção de pasta base de cocaína foi apreendida com uma mulher detida na ação. O garimpeiro, que integrava o grupo armado e que acabou atingido, responderá por tentativa de homicídio.

 

Segundo o delegado Gilson Silveira do Carmo, os garimpeiros estavam se preparando para retomar a extração de minério na área. “O grupo invadiu a serra com objetivo de primeiramente ocupar a área e durante a noite chegariam os equipamentos para extração”, disse.