ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Em MT oito deputados vão disputar o cargo de prefeito em 2012

Data: Segunda-feira, 25/04/2011 00:00
Fonte:

Fonte: Expresso MT
 

Parlamentares estaduais se articulam para concorrer às eleições municipais   
Dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso eleitos em 2010, oito deles, correspondente a 33%, podem entrar em uma nova disputa na eleição municipal de 2012. Estes parlamentares querem administrar as cidades de onde emergiram para a política ou estão sendo estimulados por lideranças políticas diante da viabilidade eleitoral.

Com a terceira maior bancada no Legislativo, o PMDB tem três possíveis candidatos a prefeito. Wallace Guimarães, Adalto de Freitas e Nilson Santos procuram se viabilizar para as prefeituras de Várzea Grande, Barra do Garças e Colíder, respectivamente.

A inspiração do PMDB, que elegeu quatro deputados em 2010, ocorre por conta do sucesso nas urnas na eleição municipal de 2008, quando elegeu os prefeitos de Rondonópolis e Sinop, respectivamente, Zé Carlos do Pátio e Juarez Costa.

Com a maior bancada, formada por seis deputados, o PR também tem três nomes à disputa. Os deputados Mauro Savi, Sérgio Ricardo e Wagner Ramos estão de olho nas prefeituras de Sorriso, Cuiabá e Tangará da Serra, respectivamente. Sérgio Ricardo tentou ser prefeito da Capital em 2004, mas não conseguiu se eleger. Porém, de lá para cá, o republicano tem crescido eleitoralmente, além de ter ocupado o cargo de presidente e exerce a função de primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.

Na eleição para deputado no ano passado, Sérgio teve 87.497 votos, sendo que 46.919 foram em Cuiabá. A bancada do PP, composta por cinco deputados, não tem até o momento nenhum parlamentar que cogite entrar na disputa.

Exceto os deputados Walter Rabello e Luizinho Magalhães, os demais integrantes da bancada progressista, José Riva, Ezequiel Fonseca, Airton Português já exerceram o cargo de prefeitos nos seus municípios: Juara, Reserva do Cabaçal e Araputanga, respectivamente.

Rabello já disputou, sem sucesso, a prefeitura de Cuiabá em 2008. Em 2010, o progressista foi o segundo deputado mais votado em Cuiabá com 13.755 votos de um total 18.696 votos. Na eleição anterior para deputado, Rabello teve pouco mais de 70 mil votos.

Já Magalhães renunciou no início deste ano o mandato de vereador em Primavera do Leste para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa. Apesar de ser suplente, ele tem a garantia do seu partido que ficará na cadeira titular do deputado Antonio Azambuja, secretário de Estado de Esportes. Os progressistas têm acordo para promover rodízio entre os suplentes.

De todos os pré-candidatos, o que se mostra mais empolgado, por enquanto, é o deputado Percival Muniz (PPS) para disputar a prefeitura de Rondonópolis, cidade que já administrou por dois mandatos.

O tucano Guilherme Maluf também quer disputar a prefeitura de Cuiabá, mas já enfrenta dificuldades pelo fato de o seu partido estar desgastado pela gestão Wilson Santos, que deixou a prefeitura no ano passado para disputar o governo do Estado.

Wallace Guimarães também é um dos nomes que desponta para disputar o cargo de prefeito de Várzea Grande. Em pesquisas de intenções de votos, ele aparece entre os primeiros.

Na legislatura passada, além de Juarez e Pátio que foram eleitos, Chico Galindo (PTB) também renunciou ao mandato para assumir o cargo de vice-prefeito do tucano Wilson Santos.