ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Famato participa de debate sobre prevenção e combate aos incêndios florestais

Data: Quarta-feira, 06/04/2016 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

 

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou terça-feira (06/04), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do II Seminário Estadual de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais. Especialistas em diversas áreas apresentaram dados e propostas de prevenção e combate ao incêndio florestal.

 

A Famato, representada pela analista de Meio Ambiente Lucélia Avi, destacou  as ameaças para agropecuária e ações realizadas pela instituição para prevenção do fogo ilícito. Durante a palestra, Lucélia salientou que os Sindicatos Rurais de Mato Grosso são os aliados para essa prevenção e combate aos incêndios florestais. “Através dos 89 sindicatos espalhados em Mato Grosso chegamos até os produtores rurais com cartilhas, palestras e treinamentos. A Famato tem a preocupação de levar conhecimento e conscientização ao produtor”, destacou.

 

Segundo a analista, a entidade trabalha com a educação ambiental e profissionais das áreas rurais e ambientais que fazem palestras, treinamentos e atendimentos direcionados aos produtores rurais, especialmente em áreas críticas e propícias a incêndios florestais.

 

De acordo com o coordenador do evento tenente coronel Paulo Barroso, para que a prevenção aconteça é necessário à conscientização das instituições públicas e privadas, pecuaristas, agricultores e Ongs. “Em fim precisamos conscientizar a sociedade civil organizada”, alertou.

 

Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso Júlio César Rodrigues, um dos maiores gargalos das corporações é a falta de recursos financeiros para combater os focos de incêndios no estado. “Para darmos uma resposta a altura da que a sociedade merece precisamos de investimentos para prepararmos a corporação. Precisamos de equipamentos, viaturas, aeronaves, diárias, combustíveis, entre outros artefatos. Sendo assim, o caminho é a prevenção através da conscientização”, apontou.

 

Barroso destacou que 20% das áreas de conservação do estado estão em situação de risco. “Esses dados nos causam preocupação”, disse.

 

O tenente coronel destacou, por exemplo, o Morro de Santo Antonio, que sofre corriqueiramente com focos de incêndio. Também foram lembrados o Parque Estadual de Serra Azul, em Barra do Garças, que perdeu 70% da vegetação incendiada no ano de 2014 e a gruta da Lagoa Azul, em Nobres, que em 2015 perdeu 30% da vegetação.

 

Planos de ação para 2016  - O tenente coronel Barroso apresentou o Plano de Operações para Temporada de Incêndio Florestal 2016. Nesse plano, Barroso destaca a estruturação de alguns instrumentos estratégicos, dentre eles estão a participação efetiva das 18 corporações do Corpo de Bombeiros com apoio reforçado das prefeituras municipais na qual essas corporações estão instaladas.

 

Serão utilizadas ainda 14 brigadas municipais mistas. “Essas Brigadas serão estruturadas no bioma amazônico. Já iniciamos as visitas aos municípios em questão e já estamos apresentando as propostas. O gestor público aceitando a parceria, as brigadas serão estruturadas de imediato como base fixa”, explicou. 

 

Outra estratégia será a criação de 10 bases decentralizadas que circularão nos municípios que não tiverem base fixa, ou seja, nas 18 que já têm unidade de Bombeiro Militar e nos 14 que terão brigadas mistas.

 

Grupos de aviação do Corpo de Bombeiros estarão disponíveis para combate aéreo, com duas aeronaves de combate a incêndio florestal de asa fixa e com um helicóptero com asa rotativa para atuar no período proibitivo do fogo, ou seja, na etapa de combate.

 

Também serão estruturados pontos de perícias de incêndio florestal. “A perícia iniciou em 2015, de forma sistemática. De lá para cá foram feitas oito perícias e esse ano a meta é de trinta”, salientou Barroso.       

  

Participaram do evento, no primeiro dia, 12 instituições entre públicas e privadas e Ongs. O Seminário começou no dia 05 e segue até o dia 07 de abril.