ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Filhote de porco nasce com 'tromba' na testa e morre em chácara de MS

Dona da propriedade e do animal diz que ficou 'espantada'. Pesquisador da UFMS explica que pode ser acidente genético.

Data: Quarta-feira, 06/04/2016 00:00
Fonte: Do G1 MS
 
 
 
Filhote de porco nasce com tromba na testa e morre em chácara de MS (Foto: José Pereira/Sidrolândia News)
Filhote de porco nasceu com 'tromba' na testa e morreu horas depois (Foto: José Pereira/Sidrolândia News)
 

Um filhote de porco nasceu com uma “tromba” na testa em uma chácara de Sidrolândia, município que fica a 64 quilômetros de Campo Grande. A dona da propriedade, Vani Muniz da Silva, de 54 anos, disse ao G1 que o animal veio ao mundo com outros cinco filhotes por volta das 17h (de MS) de terça-feira (5) e morreu por volta da 0h desta quarta-feira (6).

 

Vani afirmou que só viu o mamífero por foto que um funcionário da propriedade enviou. “Fiquei espantada, na verdade não sabia o que era. Achei estranho e perguntei: mas o que é isso? 'É sua porca parindo' [respondeu o funcionário]. Eu sempre criei [porcos] e isso nunca aconteceu”, relatou.

 
 

O professor doutor Carlos Alberto Ramos, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), explicou ao G1 que isso pode ser um acidente genético que, normalmente, não é causado por relação de parentesco entre os animais que cruzam.

 

"Isso é de fato um acidente genético, que é erro de segregação dos cromossomos na formação dos gametas. É um evento que ocorre totalmente ao acaso, não é incomum, não é raro e não é exclusivo dos suínos. O que acontece é que os animais morrem na fase de embrião. Podem nascer com olho só ou dois órgãos reprodutivos", destacou o pesquisador da UFMS.

 

Ramos completou que não pode afirmar que o filhote de porco passou por isso. Para saber com certeza, segundo ele, teria que fazer exame de cariotipagem, que é técnica em que se avalia número de cromossomos.