ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Produtores de Mato Grosso repudiam incitação de invasão de secretário da Contag

Data: Quarta-feira, 06/04/2016 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO/ Viviane Petroli

 

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, o setor entrará com representação pública no MP diante a incitação de invasão feita pelo secretário da Contag

Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, o setor entrará com representação pública no MP diante a incitação de invasão feita pelo secretário da Contag

 

O setor produtivo de Mato Grosso repudia a incitação de invasão de latifúndios no Brasil caso a regularização de terra para assentamentos não avance. A incitação partiu do secretário de finanças e administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos, no último dia 1º de abril, durante cerimônia em que a presidente Dilma Rousseff assinou atos que autorizam a regularização de áreas rurais para a reforma agrária e para comunidades quilombolas.

O evento ocorreu no Palácio do Planalto. Na ocasião representantes de movimentos de luta pela reforma agrária criticaram a atuação do juiz Sério Moro, também. Os movimentos solicitaram ainda o combate à bancada ruralista.



Durante a cerimônia, o Secretário de finanças e administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos, declarou, segundo a Folha de S.Paulo, que "Vamos ocupar as propriedades deles, as casas deles no campo. Vamos ocupar os gabinetes, mas também as fazendas deles. Se eles são capazes de incomodar um ministro do Supremo Tribunal Federal, vamos incomodar as casas deles, as fazendas e as propriedades deles. Vai ter reforma agrária, vai ter luta e não vai ter golpe".


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, durante anúncio da 52ª Expoagro, declarou que o setor produtivo “não vai se calar”. “Repudiamos esse posicionamento do Contag e vamos entrar com representação pública no Ministério Público”.


O presidente do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Bovinocultura (FABOV), Jorge Pires, salientou que Mato Grosso é um estado cuja produção de alimentos é a sua principal atividade. “A todo o momento somos vítimas de invasões. Propriedades produtivas são invadidas constantemente, inclusive áreas de reservas”.