ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Formas de proteção ao mosquito Aedes Aegypti tem nova ferramenta

Data: Terça-feira, 29/03/2016 00:00
Fonte: por: Karina Abrahão/ SEGS

Além de eliminar todos os focos de água parada, usar repelentes e telas, agora também existe um larvicida biológico para aplicação no uso doméstico, que não traz impactos ao meio-ambiente.

 

A lista de ações preventivas e iniciativas de proteção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – principal suspeito pela epidemia de microcefalia no país -,ganhou uma nova ferramenta. Agora, além de eliminar os focos de água parada, usar repelente, tela e roupas compridas, os brasileiros contam com um larvicida biológico para uso doméstico, que pode ser aplicado em casa, nos locais onde as ações mecânicas não alcançam ou são de difícil implantação.

 

"Pela praticidade do produto, o Biovech chega para ser mais um forte agente de prevenção ao foco do mosquito, evitando que ele nasça. Pode ser usado em locais de difícil acesso de limpeza e jardins, por exemplo", explica o médico e professor da PUCRS, Fernando Kreutz, pesquisador à frente da nova tecnologia.



O Biovech é resultado de 10 anos de estudos e pesquisas da empresa de biotecnologia e nanotecnologia Neovech, do Grupo FK Biotecnologia - holding de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que atua nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia. É o primeiro produto da classe de larvicidas biológicos de uso doméstico disponível no Brasil. Além do efeito de matar a larvas, tem uma ação preventiva, pois continua a funcionar em locais que são de difícil controle, como nos jardins e pontos de casas onde acumula-se água. A presença do produto faz com que as larvas morram durante seu processo de amadurecimento e não se transformem em mosquitos adultos.



Kreutz explica que, quando um mosquito pica alguém que já está com a doença, existe a possibilidade da fêmea do mosquito transmitir o vírus diretamente para os seus ovos, criando desta forma uma nova geração de insetos contaminados. "Por isso, o controle dos focos de criação de mosquitos é primordial para o controle da Zika, Dengue e chikungunya".



A epidemia de zika já atingiu pelo menos 20 Estados brasileiros e tem se espalhado pela América Latina de maneira rápida e alarmante. O vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, está sendo relacionado a mais de 5 mil casos suspeitos de microcefalia sendo investigados no Brasil. "O controle do mosquito é a maneira mais eficiente para conseguirmos vencer esta verdadeira guerra que estamos travando no país, imagine eliminar 1500 mosquitos voando ao nosso redor, isto representa o que apenas um mosquito pode colocar de ovos durante sua vida (30 a 45 dias)".



O produto está disponível nas redes de supermercado Walmart, no Sudeste, e Bompreço e Hiper Bompreço, no Nordeste. No Rio Grande do Sul, também é possível adquirir o Biovech no Zaffari/Bourbon.

 

Sobre o Biovech

A tecnologia desenvolvida pela Neovech elimina os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Zika e Chikungunya. Sua fórmula é produzida utilizando a bactériaBacillus thuringiensis, variedade israelenses (BTI), que contém os cristais da proteína Cry. Uma vez ingeridos pela larva do mosquito, os cristais provocam a sua morte, evitando que ela se torne um mosquito adulto transmissor de doenças. "Ou seja, ao aplicar o produto nas áreas de risco, a larva ingere essa proteína e morre," explica. A tecnologia mata a larva dos mosquitos em até 24h.



O Biovech é biológico e não agride o meio ambiente. Tem a vantagem de matar as larvas do mosquito sem deixar qualquer tipo de resíduo tóxico, sendo inofensivo a seres humanos, animais domésticos, aves, peixes e plantas.