ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Oito pessoas são presas suspeitas de explorar garimpo ilegal em MT

Extração de ouro na Serra do Caldeirão já foi alvo de duas desocupações. Área fica na região do município de Pontes e Lacerda.

Data: Segunda-feira, 28/03/2016 00:00
Fonte: Do G1 MT
 
 
Material apreendido para extração de ouro em MT (Foto: Divulgação/Polícia Civil-MT)
Material apreendido para extração de ouro em MT.
(Foto: Divulgação/Polícia Civil-MT)
 

Oito homens foram presos na noite de domingo (27), na Serra do Caldeirão, no município de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, por suspeita de extração de ouro sem autorização. Eles têm entre 35 e 66 anos e são de Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Maranhão e Paraná. A maioria já foi liberada depois de pagar fiança, informou a Polícia Civil.

 

O garimpo já passou por duas ações de desocupações, mas a região ainda é monitorada em função das frequentes denúncias de que continua ser explorada sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral. Atualmente, a área está sob responsabilidade de duas mineradoras que iniciaram pesquisa de ouro no local.

 
 

No domingo, a Polícia Civil foi até o local e encontrou cinco pessoas no pé da serra com materiais relacionados à extração de minérios. E, ao subirem a serra, os policiais localizaram mais três pessoas em situação semelhante. Os oito foram levados à delegacia para prestar depoimento.

 

Neste mês, o DNPM concedeu dois alvarás com duração de três anos, para duas mineradoras que apresentaram requerimentos de pesquisa mineral na área nos anos de 1991 e 2000. Esses alvarás abrangem 7.385 hectares entre os municípios de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 km da capital).

 

Desocupação
O garimpo na região do município de Pontes e Lacerda passou por duas desocupações por força de uma determinação judicial. A Justiça Federal mandou que as pessoas que estavam no local fossem retiradas e que a área fosse isolada. A área começou a ser explorada em setembro de 2015 e chegou a reunir milhares de pessoas de várias partes do país em busca de ouro.