ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ministro do STF perdoa pena de ex-deputado condenado no Mensalão

Pedro Henry (PP) havia sido sentenciado a 7 anos e 2 meses de prisão. Ministro Luís Barroso entendeu que ex-deputado preenchia requisitos.

Data: Quarta-feira, 23/03/2016 00:00
Fonte: Carolina Holland Do G1 MT
 
Pedro Henry (PP) depôs durante reunião extraordinária da Comissão da Saúde da AL nesta terça (3). (Foto: Renê Dióz/G1)
Pedro Henry (PP) teve perdão da pena concedido
por ministro do STF. (Foto: Renê Dióz/G1)
 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, perdoou a pena do ex-deputado federal por Mato Grosso, Pedro Henry (PP), condenado a 7 anos e 2 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo que ficou conhecido como Mensalão. A decisão é dessa terça-feira (22).

 

Atualmente, Henry encontra-se em livramento condicional. Médico, ele trabalha num hospital particular de Cuiabá desde o início de 2014, e retirou a tornozeleira eletrônica em dezembro de 2015, quando o STF autorizou o livramento condicional do ex-deputado.

 
 

O perdão da pena por parte do ministro do STF foi estendida também aos ex-deputados federais Roberto Jefferson (PTB-RJ), Bispo Rodrigues (PR-RJ) e Romeu Queiroz (PTB-MG), ao executivo do extinto Banco Rural Vinícius Samarane e ao advogado Rogério Tolentino.

 

De acordo com o STF, a decisão de Barroso acolheu manifestação favorável por parte da Procuradoria-Geral da República sobre o caso. A PGR havia entendido que Henry e os outros cinco condenados atendiam aos critérios previstos no indulto natalino assinado pela presidente Dilma Rousseff (PT) em dezembro de 2015.

 

Ao pedir a extinção da pena no STF, em janeiro, a defesa de Henry argumentou que o ex-deputado federal se encaixava nos requisitos necessários à extinção da pena, como já ter cumprido mais de 1/3 da sentença e não ter praticado ato grave durante esse período.

 

Mensalão
Na ação penal, Pedro Henry foi acusado de ter recebido dinheiro em troca de apoio no Congresso Federal ao governo do ex-presidente Lula (PT). Ele foi condenado a 2 anos e 6 meses de reclusão e multa de R$ 360 mil por corrupção passiva, e a 4 anos e 8 meses de reclusão e multa de R$ 572 mil por lavagem de dinheiro.