ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Defesa de Lula contesta competência de Mendes para devolver processo a Moro

Data: Domingo, 20/03/2016 00:00
Fonte: Veja.Abrilcom
Ministro Gilmar Mendes em sessão plenária
Ministro Gilmar Mendes: nomeação de Lula é ato nulo(Dorivan Marinho/SCO/STF/Divulgação)

 

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contestou a competência do ministro do Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, para devolver o caso do petista à alçada do juiz Sergio Moro, da primeira instância da Justiça Federal. Em petição apresentada neste sábado à corte, conforme nota divulgada hoje, os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins pedem ao ministro Teori Zavascki que "reafirme sua competência" para analisar o processo remetido ao Supremo por Moro. Ainda de acordo com a nota, a defesa já havia pedido a Zavascki providências para preservar o sigilo das gravações decorrentes de interceptações telefônicas da Lava Jato.

 

Na sexta-feira, ao examinar ação impetrada pelos partidos PPS e PSDB, Mendes decidiu impedir a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil e devolveu a apreciação do seu caso ao juiz Moro. "Defiro a medida liminar, para suspender a eficácia da nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, determinando a manutenção da competência da Justiça em primeira instância nos procedimentos criminais e cíveis", diz o despacho.

 

Como justificativa, Mendes comparou o caso de Lula ao do ex-deputado Natan Donadon, que renunciou ao mandato na Câmara para impedir o julgamento iminente de uma ação no STF, fazendo com que o processo voltasse à primeira instância. Segundo o ministro, a situação de Lula é inversa: sua nomeação como ministro levaria o caso da primeira instância para a corte superior, mas com a mesma finalidade de driblar a Justiça. A decisão cita estudo do jurista Vladimir Passos de Freitas, cuja conclusão é a de que nomear pessoa para lhe atribuir foro privilegiado é ato nulo.