ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Juízes federais em Alagoas emitem nota em apoio ao juiz Sérgio Moro

Magistrado é responsável por analisar processos da Operação Lava Jato. Moro é criticado por movimentos pró-governo por divulgar grampos do Lula.

Data: Quinta-feira, 17/03/2016 00:00
Fonte: Do G1 AL
 
 Juiz Sérgio Moro/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)
Juiz Sérgio Moro (Foto: Reprodução/GloboNews)
 

A Associação dos Juízes Federais do Brasil seccional  Alagoas emitiu uma nota à imprensa nesta quinta-feira (17) para anunciar apoio ao juiz Sérgio Moro, responsável por analisar os processos da Lava Jato.

 

Segundo a nota, intitulada "Nota em defesa da independência judicial", o apoio tambám vai para os demais magistrados que se manifestaram em favor de Moro em várias cidades do Brasil. 

 

O magistrado retirou na última quarta (16) o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que gerou diversas críticas de movimentos pró-governo.

 

As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo desta quarta de Lula com a presidente Dilma Rousseff (PT), que o nomeou ministro chefe da Casa Civil.

 

Confira abaixo a nota na íntegra:

Nós, juízes federais aqui reunidos, juntamente com todos os juízes federais brasileiros que se encontram neste momento perante as sedes da Justiça Federal, manifestamos nosso total apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro e de todos os magistrados federais que atuam nos processos da Operação Lava Jato.

 

 

A construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente. Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentados no ordenamento jurídico.

 

Os juízes federais do Brasil reafirmam a sua independência e renovam o compromisso assumido quando da posse no cargo: manter, defender e cumprir a Constituição Federal e as leis do País.

 

Estamos vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios que não os estabelecidos na ordem jurídica e rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a membros do Poder Judiciário. O sistema judicial prevê o modo como as decisões dos juízes podem ser impugnadas e modificadas.

 

A Justiça Federal brasileira, da qual fazemos parte, ao lado do juiz federal Sérgio Moro, tem uma história centenária pautada pela defesa dos direitos dos cidadãos e da ordem democrática, com observância aos princípios fundamentais.

 

Temos consciência que o Judiciário está em constante aperfeiçoamento. Jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais.

 

Uma Justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de todos os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato.

 

Maceió-AL, 17 de março de 2016.

FREDERICO WILDSON DA SILVA DANTAS

Juiz Federal Diretor do Foro

SEBASTIÃO JOSÉ VASQUES DE MORAES

Juiz Federal da 4ª Vara

SÉRGIO JOSÉ WANDERLEY DE MENDONÇA

Juiz Federal Presidente da Turma Recursal dos JEFS (3ª Relatoria)

ANDRÉ LUÍS MAIA TOBIAS GRANJA

Juiz Federal da 1ª Vara

RAIMUNDO ALVES DE CAMPOS JÚNIOR

Juiz Federal da 13ª Vara

ANDRÉ CARVALHO MONTEIRO

Juiz Federal da 2ª Vara

GUSTAVO DE MENDONÇA GOMES

Juiz Federal da 6ª Vara

JOSÉ DONATO DE ARAÚJO NETO

Juiz Federal da 5ª Vara

FELINI DE OLIVEIRA WANDERLEY

Juiz Federal da 14ª Vara

SÉRGIO DE ABREU BRITO

Juiz Federal da 2ª Relatoria da Turma Recursal dos JEFs

GUILHERME MASAITI HIRATA YENDO

Juiz Federal da 1ª Relatoria da Turma Recursal dos JEFs

ALOYSIO CAVALCANTI LIMA

Juiz Federal da 12ª Vara

ISABELLE MARNE CAVALCANTI DE OLIVEIRA LIMA

Juíza Federal da 10ª Vara

CAMILA MONTEIRO PULLIN MILAN

Juíza Federal Substituta da 4ª Vara

CARLOS VINÍCIUS CALHEIROS NOBRE

Juiz Federal Substituto da 9ª Vara

FLÁVIO MARCONDES SOARES RODRIGUES

Juiz Federal Substituto da 10ª Vara