ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Único petista na AL, Peruzzo indaga veracidade da delação de Delcídio

Data: Quinta-feira, 17/03/2016 00:00
Fonte: Tarso Nunes e Jacques Gosch/RD News
Único petista na AL, Peruzzo indaga veracidade da delação de Delcídio
Foto: Arquivo JNMT
 

Após denúncias envolvendo a cúpula do PT, o único representante do partido na Assembleia, deputado Altir Peruzzo, diz ser favorável às investigações, seja contra o PT, PSDB ou PMDB. Por outro lado, ele acredita que é preciso questionar a veracidade da colaboração premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido).

 

A delação do ex-líder do governo federal envolve, entre outros, a presidente da República Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula (ambos do PT) e o senador Aécio Neves (PSDB). A colaboração de Delcídio foi homologada ontem (15), pelo ministro do STF Teori Zavasck. A última acusação que veio à tona foi contra o ministro da Educação Aloizio Mercadante, que em gravação de conversa com o assessor de Delcídio,  prometendo dinheiro e ajuda para que deixasse a prisão e escapasse do processo de cassação no Senado. Os citados negam envolvimento.

 

Peruzzo, que assumiu o posto do deputado licenciado Silvano do Amaral (PMDB), afirma que é precipitado analisar qualquer fato. Isso porque, segundo ele, é de se questionar a veracidade da colaboração premiada do senador. “Por enquanto é apenas uma delação, há de se apurar o conteúdo, e a confirmação daquilo que foi delatado. Espero também que seja aprofundada a investigação a todos”, diz em entrevista ao Rdnews.

 

Altir lembra ainda que apenas o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, está preso por intermediar propina da Petrobras para o partido. Segundo ele, o PSDB e PMDB têm arrecadado o mesmo valor para campanha nas últimas eleições, cerca de R$ 50 milhões. “A gente se quer conhece quem é o Tesoureiro do PMDB e PSDB. Numa demonstração de que o grande trabalho da Lava Jato se não foi a fundo no conjunto dos envolvidos acaba prestando desserviço para democracia, perdendo credibilidade por penalizar alguns e deixando sem punir outros”, avalia.

 

Diante disso, o parlamentar acredita que a delação de Delcídio poderá esclarecer fatos que envolvem todos. “A própria Lava Jato poderá tomar rumo diferente, e que se faça pagar quem tiver culpa no cartório”, enfatiza o petista referindo-se que Delcídio já foi do PSDB.

 

Essa não é a primeira vez que o deputado Altir Peruzzo sai em defesa dos petistas. Na 24ª fase da Operação Lava Jato, quando o ex-presidente Lula foi levado coercitivamente para prestar esclarecimentos, Altir usou a tribuna da Assembleia para defendê-lo, o que despertou a ira do colega deputado Pery Taborelli.