ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ibama desembarga três madeireiras em Colniza

Data: Segunda-feira, 14/03/2016 00:00
Fonte: Folha Max
Ibama desembarga três madeireiras em Colniza
Foto: Reprodução
 

O setor madeireiro de Mato Grosso, mais precisamente da região de Colniza, teve o aval para retomar suas atividades, após a divulgação do desembargo proferido pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O deputado Valtenir Pereira (PMDB) conciliou a demanda dos empresários com a autuação dada no dia 26 de janeiro do corrente ano.

 

“É preciso buscar saídas unindo setor produtivo e órgãos regulamentadores, trabalhando juntos para construir políticas necessárias para agregar valor à nossa economia”, explicou o parlamentar.

 

As 23 empresas da região foram multadas por descumprirem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Destas, três sofreram embargo e tiveram suas portas fechadas resultando em desemprego e queda da produção. “Tínhamos que resolver a principal consequência dessa crise, que era a perda dos empregos de dezenas de pais de família, sem contar com a paralização do setor madeireiro, que é a principal atividade econômica da região”, afirmou Valtenir.

 

O Ibama alegava, em sua interdição, que haviam irregularidades no armazenamento dos resíduos sólidos gerados no processo de desdobro da madeira pelas serrarias e beneficiadoras de madeira. A solução encontrada pelas associações e sindicatos do setor foi a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), junto ao Ministério Público Estadual, dando as empresas a responsabilidade na busca de uma resolução do conflito, e com a contrapartida de continuarem com suas atividades.

 

Para tal, as empresas fecharam contrato com uma termelétrica localizada há 120 quilômetros do município de Colniza para repassar os resíduos e assim, contribuir com a produção de energia elétrica.