ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Kim Jong-un pede o preparo de armas nucleares para usá-las a qualquer momento

Data: Sábado, 05/03/2016 00:00
Fonte: EFE
 
 

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou nesta quinta-feira preparar armas nucleares "para usá-las a qualquer momento", informou a agência estatal de notícias, "KCNA", em uma nova demonstração de poder de seu governo após a aprovação de novas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Segundo a agência norte-coreana, Kim apelou "à necessidade de desdobrar o armamento nuclear para a defesa nacional, e de tê-las sempre preparadas para que possam ser disparadas a qualquer momento".

 

A declaração do líder do regime é feita um dia depois de o país realizar um lançamento de mísseis de curto alcance, após a decisão na quarta-feira passada do Conselho de Segurança da ONU de impor novas e mais duras sanções ao país.

 

Kim também pediu ao Exército Popular Norte-coreano que esteja pronto para realizar "ataques preventivos", em meio ao aumento da tensão na região após os últimos testes nuclear e de mísseis executados por Pyongyang.

 

Ontem, a Coreia do Norte disparou a partir da cidade de Wonsan, no sudeste do país, seis mísseis que caíram no Mar do Leste (Mar do Japão), de acordo com o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

 

Esta última exibição militar é interpretada como uma resposta à resolução 2.270, aprovada ontem pelos 15 membros do Conselho de Segurança por conta dos testes nucleares e de mísseis realizados por Pyongyang em janeiro e fevereiro, respectivamente.

 

A resolução estabelece punições como a inspeção obrigatória de cargas, restrições na exportação de matérias-primas, embargo do comércio de armas leves, proibição de venda ao país de combustível aeroespacial e sanções financeiras sobre indivíduos, entidades e ativos norte-coreanos.