ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Deputado Altir vai ao Indea cobrar sede própria em Juína

A área total que compreende Juína e municípios adjacentes é de 123 mil km² e totaliza um rebanho de 2,739 milhões de cabeça de gado e 13.930 propriedades.

Data: Sábado, 05/03/2016 00:00
Fonte: Juína News com Assessoria

Foto: Joelma Pontes

 

O deputado estadual Altir Peruzzo (PT) esteve na sede do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), em Cuiabá, para reivindicar a construção de uma sede própria do instituto, em Juína. O petista alega que o município é responsável por mais seis cidades adjacentes, atende uma grande demanda e sequer possui estrutura adequada para executar os serviços. Segundo o deputado, existe na cidade um terreno titulado ao Indea, mas que ainda assim o posto regional enfrenta sérias dificuldades em relação à obra.

 

“Entendo que em função de outros órgãos municipais, estaduais e federais possuírem sede própria, próxima à área disponibilizada ao Indea, basta que o mesmo construa sua sede com baixo investimento, visto que a proposta do centro integrado – para abrigar todos os órgãos - ainda está no papel e careceria de um investimento maior”, considerou o parlamentar.

 

A Unidade Regional de Supervisão do Indea, em Juína, é responsável pelas Unidades Locais de Execução (ULE’s) de Brasnorte, Castanheira, Juruena, Aripuanã, Cotriguaçu e Colniza, e enfrenta uma situação inversa, já que todos estes postos atendem em sede própria, enquanto que a regional funciona em prédio alugado. “É desproporcional. Nossa demanda é muito grande e a nossa regional trabalha de forma limitada”, disse Peruzzo.

 

O Indea de Juína foi instalado no dia 30 de novembro de 1992. As condições atuais, conforme Peruzzo, são precárias e, além de responder por mais seis cidades, abriga a Unidade Regional de Supervisão (URS) e a Unidade Local de Execução (ULE). São 100 m² de área construída, dividida em quatro salas, uma delas para atendimento ao público, o que para Peruzzo é considerado desrespeitoso e desumano.

 

De acordo com o deputado, em razão do número reduzido de servidores para o atendimento, os pecuaristas procuram chegar com antecedência formando enormes filas de espera na parte externa do órgão. “Não é um local adequado para o produtor aguardar o atendimento e acaba sujeito às intempéries. Durante a seca, os mesmos enfrentam o calor do sol e no período das águas, como agora, fica sem proteção contra a chuva. Ou seja, um tratamento desumano que fere o princípio da dignidade do ser humano garantido constitucionalmente”, defendeu o deputado petista, que representa a região de Juína na Assembleia Legislativa.

 

Na reunião ocorrida nessa semana, no Indea, o presidente do instituto, Guilherme Nolasco, explicou ao deputado que desde o ano passado foi autorizado ao posto regional de Juína alugar um imóvel com mais disponibilidade de espaço, porém de quase o mesmo valor que é pago hoje no aluguel do atual espaço.  A proposta foi rebatida por Peruzzo, que defendeu veementemente a construção de um espaço para o Indea, visto que área já não é problema em Juína.

 

“Desde o ano passado existe essa procura por imóvel, mas em Juína os alugueis não são baratos e foge daquilo que o Indea consegue pagar, tendo em vista que em todo estado temos quase 70 imóveis alugados. Esse aluguel será em curto prazo já que não podemos construir uma sede no momento”, justificou o presidente do Indea em Mato Grosso.

 

Convém destacar que o agronegócio em Juína compreende aproximadamente 90% da economia primária. A área total que compreende Juína e municípios adjacentes é de 123 mil km², área maior que o estado de Santa Catarina (95.346 km²).

 

PROPRIEDADES E REBANHO - Aripuanã, por exemplo, têm 1.400 propriedades e 442 mil cabeças de gado; Brasnorte 1.900 propriedades e 338 bovinos; Castanheira segue com 1.400 propriedades e 375 gados de corte; Já Colniza, abriga 3.380 propriedades e 422 mil gados; Juína concentra 2.500 propriedades e 632 mil cabeças de gado, e Juruena concentra 1.150 propriedades e 183 mil gados de corte, o que totaliza um rebanho de 2,739 milhões de cabeça de gado e 13.930 propriedades.

 

INDICAÇÃO – O deputado Altir Peruzzo apresentou na manhã dessa quinta-feira (3), na sessão ordinária matutina na Assembleia Legislativa, uma indicação ao Governo do Estado, com cópia ao Indea, solicitando a construção da sede própria do instituto, em Juína, sob alegação de que o órgão já possui terreno intitulado e que providenciar um novo espaço, alugado, seria um péssimo investimento, destacando de que a execução da obra acarretaria em uma economia significativa ao Poder Executivo Estadual.