ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ministério Público alerta população aripuanense sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

Data: Quinta-feira, 03/03/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

 

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Aripuanã, está alertando a população aripuanense para que tome os cuidados necessários no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus.

 

Com a temporada de verão, que traz acentuada elevação da temperatura e a incidência de chuvas, é preciso que a população esteja consciente de que o momento é propício para o surgimento de casos das doenças. Por isso é importante atuar de forma preventiva, colaborando para acabar com os criadouros do mosquito, que são os locais de acúmulo de água.

 

O promotor de Justiça Mateus Pavão de Oliveira, afirma que a intenção do Ministério Público não é perseguir, nem instaurar demandas penais em face de particulares, mas sim ser parceiro da comunidade nas ações. “Nesse sentido temos conversado com as pessoas para tentar conscientizá-las sobre o que deve ser feito para combater e prevenir o mosquito Aedes”, diz.

 

“Algumas pessoas já foram comunicadas, notificadas, multadas e ainda assim continuam com a mesma conduta infratora, não tapando fossas e nem recolhendo lixos de seus quintais. Nesse caso, o Ministério Público denunciou essas pessoas que mantiveram resistentes a lei, pedindo inclusive a prisão preventiva das mesmas, muito embora não haja ainda juízo de culpa ou não, em relação à infração penal”, acrescenta.

 

Doutor Mateus ressalta que o Ministério Público está sempre disposto ao diálogo, mas se for necessário pedirá a prisão preventiva de quem quer que seja. “Haverá sempre um espaço para que a pessoa seja orientada sobre o que pode e o que não pode ser feito, no entanto se for constatada resistência em querer se adequar a lei, infelizmente será necessário tomar as medidas cabíveis na esfera criminal”, finaliza.

 

Para evitar uma possível infestação do mosquito transmissor, a Prefeitura de Aripuanã, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti. É importante destacar que no mês passado, o prefeito Ednilson Faitta decretou situação de emergência no município, em razão de epidemia do mosquito.