ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Obra em sítio de Atibaia foi pedido de chefe, diz engenheiro da Odebrecht

Engenheiro da Odebrecht muda de discurso no depoimento a investigadores e diz que fez trabalho a pedido do chefe dele na construtora.

Data: Quarta-feira, 24/02/2016 00:00
Fonte: G1.globo.com/jornal-nacional
 
 

O engenheiro da Odebrecht responsável pela obra no sítio frequentado pela família do ex-presidente Lula mudou de discurso. No depoimento aos investigadores, Frederico Barbosa disse que fez o trabalho a pedido do chefe dele na construtora.

 

O depoimento faz parte do inquérito aberto pela Polícia Federal sobre a reforma feita no sítio. Os investigadores suspeitam que a obra tenha sido paga por empreiteiras investigadas na Lava Jato e pelo pecuarista José Carlos Bumlai, que está preso e é réu no esquema de corrupção da Petrobras. Uma das primeiras pessoas ouvidas nesse novo inquérito foi o engenheiro da Odebrecht.

 

Na edição desta quarta-feira (24), o jornal “Folha de S. Paulo” traz trechos do depoimento de Frederico Barbosa, em que ele afirma que fez obras no sítio de Atibaia por solicitação de um de seus superiores na Odebrecht. E que trabalhou no recesso de fim de ano, e depois em regime de dupla jornada em obras da Odebrecht e no sítio, com o consentimento da empreiteira.



Este depoimento é diferente da versão que o engenheiro deu em janeiro, de que tinha trabalhado nas férias para dar apoio pessoal a um amigo.

 

O Jornal Nacional também teve acesso a trechos do depoimento de Frederico Barbosa, em que ele diz ainda que não sabia que o sítio era usado pelo ex-presidente Lula. E que foi chamado para fazer uma avaliação porque a obra estava atrasada.



Ainda no depoimento, o engenheiro disse que avisou os seus superiores na Odebrecht que seria preciso contratar uma empresa para terminar a reforma e que indicou uma construtora da região. O dono dessa empresa seria um homem chamado Carlos.



Patrícia Nunes, que era mulher do dono de um depósito em Atibaia que forneceu material para obra, deu entrevista no fim de janeiro ao Jornal Nacional. Ela não quis mostrar o rosto, mas disse que a Odebrecht realizou a maior parte do serviço, que tinha sido coordenado por Frederico Barbosa.


 
“O Frederico chegou, a gente fez um cadastro em nome do CNPJ que ele deu, que até então para gente era Odebrecht. E aí ele começou a pedir material”, conta Patrícia Nunes.

 

A Odebrecht declarou que fez uma apuração interna e confirmou que Frederico Barbosa fez acompanhamento técnico da obra no sítio a pedido de um superior dele na empresa, mas a construtora diz que não recebeu pelo serviço nem pagou qualquer insumo ou material usado na obra.

 

O Jornal Nacional tentou contato com o advogado de Frederico Barbosa, mas ele não retornou as ligações.